SATISFAÇÃO DO CLIENTE
um estudo de caso de uma concessionária em São Carlos/SP
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.734Palavras-chave:
Atendimento, Clientes, Satisfação, FidelizaçãoResumo
Este artigo foi elaborado com base em um estudo de caso de uma concessionária do ramo automobilístico da cidade de São Carlos, interior de São Paulo. O objetivo desta pesquisa foi investigar o grau de satisfação dos clientes no pós-venda, estabelecendo a partir da análise dos dados, indicadores que revelam as opiniões e avaliações quanto aos serviços ofertados, sobretudo, no que se refere aos níveis de satisfação em relação ao atendimento, restituição do veículo e recomendação dos clientes. Para isso, este estudo exploratório-descritivo utilizou como metodologia de coleta de dados, uma pesquisa bibliográfica que envolveu a consulta a livros, artigos, monografias, entre outros para a elaboração do referencial. Em seguida uma pesquisa de campo permitiu a busca de informações diretamente com o público-alvo pesquisado. O enfoque da pesquisa foi a utilização dos métodos qualitativos e quantitativos para levantar e analisar os dados da pesquisa. Como resultados, foram elencados de forma comparativa, os fatores formadores de opinião a respeito dos serviços prestados pela concessionária. De acordo com os dados, pode-se apontar que com o avanço da concorrência, que as estratégias de atendimento se tornam um diferencial competitivo quando essas superam as expectativas do cliente, contribuindo assim, para a conquista e fidelização dos clientes.
Downloads
Métricas
Referências
BARNEY, J.B; HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem
Competitiva: casos brasileiros. São Paulo: Pearson, 2007.
BOGMAN, YITZHAK MEIR. Marketing de Relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. São Paulo: Nobel, 2002.
HUETE, L. (1998). Serviços & Lucro. Edições AESE, Lisboa.
KOTLER, P. Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, P. Administração de marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Linguística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo Prentice Hall, 2000.
LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.
PEPPERS, Don; ROGERS, Martha. CRM Series Marketing 1 to 1. 1.ed. Peppers and Rogers Group do Brasil, 2000. p. 3-45.
PIQUERAS, J.R., (2003). “La Formación de la Satisfacción / Insatisfacción del Consumidor”. Tesis Doctoral. Universitat de Valencia, Facultad de Economía.
PORTER, M. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
REICHHELD, F. A estratégia da lealdade: a força invisível que mantém clientes e funcionários e sustenta crescimento, lucros e valor. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
ROCHA, Thelma & VELOSO, André. A Hora da Recompensa: Como Obter Sucesso Através dos Programas de Fidelização. São Paulo. Editora Marcos Cobra, 1999
SABATINO. Fidelização: a ferramenta de marketing que promove relacionamentos duradouros com clientes. Rio de Janeiro: Reichmann e Affonso, 2003.
SKOGLAND, I., SIGUAW, J. (2004). “Are Your Satisfied Customers Loyal?”. Cornel University, vol. 45, n. º 3, pp. 221-234.
TELLES, R. (2003) Marketing Empresarial B2B. São Paulo: Saraiva, 2003.
VAVRA, Terry G. Marketing de relacionamento: After marketing. Tradução Ailton Bomfim Brandão. Ed. Atlas, São Paulo: 1993.
WOODRUFF, R.B. (1997). “Customer Value: The Next Source for Competitive Advantage”. Journal of the Academy of Marketing Science, vol. 25, n. º 2, pp. 139-153.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 836
- PDF 755