UM ESTUDO SOBRE A CUSTOMIZAÇÃO DE PRODUTOS
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.709Palavras-chave:
customização, produtos exclusivos, diferenciação, customização em massaResumo
Este artigo objetiva analisar como a customização de produtos podem ser benéficas às organizações empresariais, atendendo à mudança de comportamento do mercado consumidor. Como método de pesquisa adotado para o desenvolvimento do artigo, os autores fizeram uso de estudo de caso e revisão bibliográfica. Os resultados obtidos demostram que as organizações empresariais que dispõe de produção customizada visando atender à necessidade específica do cliente podem obter vantagens competitivas, como por exemplo aumento do grau de satisfação do cliente, além do aumento da lucratividade e crescimento da empresa. Concluiu-se que a empresa estudada possui em seu planejamento estratégico desde a sua fundação o modelo de negócio voltado para a produção de produtos customizados.
Downloads
Métricas
Referências
CHIAVENATO. I. Introdução à Teoria Geral da Administração, 3ª Ed., SP Campus. 2004.
BODANZKY, Alice; SANTOS, Jorge Roberto Lopes dos; MONTALVÃO, Claudia; QUARESMA, Manuela; "Customização em massa e reconfiguração dinâmica de produtos incompletos", p. 6033. In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na DAT
DAVIS. S. Future Perfect. MA: Addison-Wesley Publishing, 1987
FREITAS; P. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.
GILMORE. J.H.; PINE. J.B. The Four Facer of Mass Customization. Harvard Business Review, Jan-Feb. 1997, p. 87-106.
JIAO, Jian et al. Product Family modeling for mass customization. Computers & Industrial Engineering. New York, v. 35, n 3-4, p.495-498, Dec. 1998.
KOTLER P. Administração de Marketing – 4ª Ed. – São Paulo, Atlas, 1996.
LAMPEL, J. MINTZBERG, H. Customizing customization. Sloan Management Review, Cambridge, v. 38, n. 1, p. 21- 29, 1996.
MACHADO, André Gustavo Carvalho; MORAES, Walter Fernando Araújo de. Da produção em massa à customização em massa: sustentando a liderança na fabricação de motores elétricos. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro , v. 7, n. 4, p. 575-590, Dec. 2009. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512009000400004&lng=en&nrm=iso>. access on 29 Feb. 2020. https://doi.org/10.1590/S1679-39512009000400004.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
_____ Estratégia competitiva: Técnicas para análise de indústria e da concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
RAMPAZZO, L. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
RUOHONEN, et al. “Knowledge based mass customization strategies: cases from Finnish metal and electronics industries.” (2006). Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Knowledge-based-mass-customisation-strategies%3A-from-Ruohonen-Riihimaa/e509b75255331526034c10652297d8d60ef768fc. Acesso em 02 de Mar. 2020.
SVEIBY, K. E. The new organizational wealth: managing & measuring knowledge-based assets. San Francisco: BerrettKoehler Publishers, 1997.
TU, Q.; VANDEREMBSE, M. A.; RAGU-NATHAN, T. S. The impact of time-based manufacturing practices on mass customization and value to customer. Journal of Operations Management, Amsterdam, v. 19, p. 201-217, 2001
VARGAS, Vera do Carmo Comparsi de et al. Avaliação Dos Intangíveis: uma aplicação em capital humano. Gest. Prod., São Carlos, v. 15, n. 3, p. 619-634, dez. 2008. Disponível em<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104530X2008000300015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 29 fev. 2020.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 621
- PDF 833