SELENIUM WEB DRIVER NA EVOLUÇÃO DOS TESTES MANUAIS
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v16i2.627Palavras-chave:
Selenium web driver, Testes automatizados, Testes funcionaisResumo
Com a evolução dos modelos de gerenciamento de projetos, as práticas de métodos ágeis (Scrum) com seus ciclos curtos de desenvolvimento e seus times enxutos, impactam significativamente no modo como os testes de software hoje são feitos, por exemplo, executar um teste de regressão após uma mudança no código de maneira manual acaba sendo oneroso gastando muito tempo do analista de teste e gerando um custo a mais para a empresa. Com isso surgiram novas maneiras de se fazer testes de software, são eles os testes automatizados. Encontramos inúmeras ferramentas para a aplicação desses testes. Este artigo aborda por meio de vivências e pesquisas uma introdução para aplicação de automação de testes utilizando o framework Selenium WebDriver e o TestNG. No final, os profissionais interessados na área de teste terá uma base sobre como aplicar as ferramentas para aumentar a confiabilidade e a agilidade na execução de casos de teste.
Downloads
Métricas
Referências
DESENVOLVIMENTO ÁGIL. Extreme programming. Disponível em: <http://www.desenvolvimentoagil.com.br/xp/>. Acesso em: 27 mai. 2019.
DEV MEDIA. A importância dos testes para a qualidade do software. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/a-importancia-dos-testes-para-a-qualidade-do-software/28439>. Acesso em: 12 dez. 2018.
DEV MEDIA. Dominando o Selenium WebDriver na prática. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/dominando-o-selenium-web-driver-na-pratica/34183>. Acesso em: 28 fev. 2019.
DEV MEDIA. Introdução aos testes funcionais automatizados com JUnit e Selenium WebDriver. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/introducao-aos-testes-funcionais-automatizados-com-junit-e-selenium-webdriver/28037>. Acesso em: 25 abr. 2019.
ELIAS NOGUEIRA. Quando automatizar. Disponível em: <http://www.eliasnogueira.com/o-mundo-de-teste-de-software/capitulo-8-quando-automatizar/>. Acesso em: 27 mai. 2019.
MALDONADO, J. C. et al. Introdução ao teste de software. 2004 ed. São Carlos: NOTAS DIDÁTICAS DO ICMC, 2004. 56 p.
MANIFESTO ÁGIL. Princípios. Disponível em: <https://www.manifestoagil.com.br/principios.html>. Acesso em: 27 mai. 2019.
MEDIUM. Page object — design pattern. Disponível em: <https://medium.com/@nelson.souza/page-object-design-pattern-ed5f6374d32d>. Acesso em: 28 fev. 2019.
RESEARCHGATE. Capítulo 6: automatização de teste de software com ênfase em teste de unidade. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/313360663_capitulo_6_automatizacao_de_teste_de_software_com_enfase_em_teste_de_unidade>. Acesso em: 27 mai. 2019.
TESTES AUTOMATIZADOS. Principais vantagens da automatização de testes. Disponível em: <http://www.testesautomatizados.com.br/principais-vantagens-da-automatização-de-testes/>. Acesso em: 27 fev. 2019.
TESTNG. Testng. Disponível em: <https://testng.org/doc/>. Acesso em: 13 mai. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 948
- PDF 839