CUSTO DE PRODUÇÃO NA CULTURA DA GOIABA
Palavras-chave:
Goiaba, Custo, LucroResumo
Neste trabalho foram levantados dados direto com produtores da região, para apurar os custos de produção na cultura da goiaba, dados levantados no ano de 1998 e 2018, para sabermos qual a renumeração que o produtor de goiaba recebeu praticamente no início da implantação da cultura na região e hoje em dia quase 10 anos depois. Pelos dados coletados a conclusão é que no início da cultura os produtos tinham uma renumeração bem mais elevada, pois seu custo de produção na época era mais baixo, hoje em dia devido às pragas e doenças e também o aumento no combustível o custo de produção está muito elevado. Em conversa com produtores da fruta sendo a grande maioria visando indústria e apenas 30 % visando o fruto in natura, podemos identificar logo de início que na safra a venda in natura não se torna muito viável, pois o volume de fruta oferecido aos compradores é muito alto, sendo também que o custo da colheita dessa fruta para mercado se torna muito alto sem contar que existe uma perda significativa no volume, quando deixamos essa fruta madurar conseguimos um volume bem maior, por isso o intuito do trabalho fico somente visando o fruto para indústria para se puder chegar numa média de gasto e custo, quando falamos em fruto in natura o custo de produção muda muito e os métodos usados para produção e venda são totalmente diferentes.
Downloads
Métricas
Referências
Birolo, F. (30 de setembro de 2013). Nematoide da goiaba. Acesso em 13 de setembro de 2018, disponível em Embrapa: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1802658/nematoide-da-goiabeira-prevenir-ainda-e-o-melhor-caminho
EMBRAPA. (30 de 09 de 2013). Nematoide da goiabeira: prevenir ainda é o melhor caminho. Acesso em 13 de 09 de 2018, disponível em EMBRAPA: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1802658/nematoide-da-goiabeira-prevenir-ainda-e-o-melhor-caminho
Machado, A. C. (s.d.). Nematoides a praga que contamina os diferentes solos brasileiros. Acesso em 13 de setembro de 2018, disponível em Grupo Cultivar: https://www.grupocultivar.com.br/artigos/nematoide-a-praga-que-contamina-os-diferentes-solos-brasileiros
NASSER1, M. D. (2013). INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS, MANEJO INTEGRADO DE. cantareira, p. http://www.cantareira.br/thesis2/ed_19/art5.pdf.
SILVA, A. A. (14 de 12 de 2015). ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DO CULTIVO DA GOIABEIRA NA AGRICULTURA FAMILIAR . p. 31.
TOKAIRIN, T. D. O.; CAPELLO, F. P.; SPÓSITO, M. B. Custo de produção de goiabas para mesa produzidas com e sem ensacamento: Estudo de caso. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal - SP, v. 36, n. 3, p. 542-549, Set 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Métricas
- Resumo 954
- PDF 1081