ANÁLISE DO MÉTODO SCRUM PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE
estudo de caso da agência 56k de Matão/SP
Palavras-chave:
Scrum, Metodologias Ágeis, Gestão de ProjetosResumo
Scrum é um processo de organização para trabalho em equipe, focado em gestão de projetos ágeis, sendo muitas vezes implantado em conjunto com o desenvolvimento ágil de softwares, fazendo-se também presente em diversas áreas como: produção, manutenção e gestão de equipes. O presente trabalho busca elucidar a relevância do Scrum como ferramenta de gestão de projetos em uma empresa na área de Tecnologia da Informação para telefonia fixa e móvel, chamada Agência 56k, localizada em Matão/SP. Para fundamentação teórica, inicia-se com uma revisão bibliográfica da temática, baseada em artigos, documentações e livros. Assim, observa-se o Scrum como uma ferramenta viável para obtenção de bons resultados, melhoria da previsibilidade de entrega, interação e trabalho em equipe, bem como melhor definição dos papéis dentro do escopo de projeto. Com base na revisão bibliográfica, tornou-se possível a aplicação de um questionário avaliando os impactos da utilização do Scrum na empresa supracitada. A partir dos resultados, pode-se afirmar que os funcionários perceberam considerável melhora no dia-a-dia da empresa e nas questões habituais da gestão de projetos.
Downloads
Métricas
Referências
DUARTE, L. Scrum e Métodos Agéis. Escritório de Projetos, 2018. Disponível em: <escritoriodeprojetos.com.br/sprint-review>. Acesso em: 28 março 2019.
DUARTE, L. Scrum e Métodos Ágeis: Um Guia Prático. LuizTools, 2016.
GONÇALVES, L. Burndown Chart: O Guia Oficial para Qualquer Scrum Master. Website de Luís Gonçalves, 2019. Disponível em: <luis-goncalves.com/pt-pt/burndown-chart>. Acesso em: 30 março 2019.
MCGREAL, D; JOCHAM, R. The Professional Product Owner: Leveraging Scrum as a Competitive Advantage. Addison-Wesley Professional, 2018.
PETRUCELLI, E. E. Análise da Aplicação do Pensamento Enxuto no Desenvolvimento de Software: Estudo de Caso em uma Empresa Brasileira de Médio Porte. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Produção) - UNIARA, Araraquara/SP.
RASMUSSON, J. Agile in a Nutshell. 2010. Disponível em: <www.agilenutshell.com/burndown>. Acesso em: 13 abr. 2019.
REHKOPF, M. What is a Kanban Board? Disponível em: <br.atlassian.com/agile/kanban/boards>. Acesso em: 13 abr. 2019.
SCHWABER, K. Guia do Scrum. Editora Scrum Alliance, 2009.
SCHWABER, K. Scrum Development Proccess. 1995. Disponível em: <jeffsutherland.com/oopsla/schwapub.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2019.
SCHWABER, K; BEEDLE, M. Agile Software Development with Scrum. Prentice Hall, 2001.
SUTHERLAND, J. Scrum, a Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo. São Paulo, Editora Leya, 2014.
TAKEUCHI, H; NONAKA, I. The New Product Development Game. Harvard Business Review, Boston, p. 137-146, jan. 1986.
ZULIANI, E. O Que é Scrum? Emerson Zuliani Personal Blog, 2015. Disponível em: <emersonzuliani.com.br/o-que-e-scrum>. Acesso em: 13 abr. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Métricas
- Resumo 937
- PDF 646