UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA
a importância da relação entre a teoria e a prática
Palavras-chave:
Experimento Prático, Informática no Ensino da Física, Simulação Computacional, Teoria e Prática na FísicaResumo
Muitos alunos apresentam dificuldades no aprendizado da disciplina de física e na compreensão de seus fenômenos naturais. Para ele, a física é considerada um dos componentes curriculares que mais exige conhecimento e habilidade. Entre as razões do insucesso na aprendizagem dessa disciplina, pode-se mencionar a ausência de meios pedagógicos modernos. Desta forma, a necessidade de utilizar métodos inovadores para auxiliar no aprendizado dos alunos vem conduzindo ao uso crescente e diversificado da informática no ensino da física, não se descartando, porém, a atuação do professor como um ser motivador e orientador desse processo (aprendizagem). Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para facilitar o ensino-aprendizagem da disciplina de física, relacionando a teoria com a simulação computacional e com o experimento prático. Esta proposta não se restringe apenas na aplicação para o ensino médio, ela abrange também cursos de graduação e de pós-graduação que possuem em sua matriz curricular a física como disciplina obrigatória.
Downloads
Métricas
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Métricas
- Resumo 236
- PDF 108