A GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E SEU ALINHAMENTO ESTRATÉGICO NA ORGANIZAÇÃO
Palavras-chave:
Gestão da Segurança da Informação, Alinhamento Estratégico de TI, Tecnologia da Informação, Análise e avaliação de riscos de Segurança da InformaçãoResumo
É inegável que a Tecnologia da Informação (TI) tem proporcionado às empresas, grandes ou pequenas, maior eficiência e rapidez na troca de informações e tomada de decisões. A TI evoluiu de um suporte administrativo para um papel estratégico dentro de uma organização. No entanto, esse ambiente é extremamente complexo, heterogêneo e distribuído, dificultando a gestão de questões referentes à Segurança da Informação. Este trabalho faz o levantamento histórico da Segurança da Informação e sua contextualização empresarial, discutindo os impactos que podem ser causados devido a sua falha. Os pontos críticos da Gestão da Segurança da Informação são apontados e ainda é proposta a aplicação de um código de boas práticas, no sentido de conscientizar as empresas no tocante à adoção de um Sistema de Gestão da Segurança da Informação. São discutidos, neste artigo, a análise e tratamento de riscos de segurança da informação; a adoção de uma política de segurança da informação; a gestão de ativos da informação e seus proprietários; a segurança da informação vinculada a recursos humanos; a segurança física do ambiente corporativo; o gerenciamento das operações e das comunicações; os controles de acesso físico e lógicos; a aquisição, desenvolvimento e manutenção dos sistemas de informação e a gestão de incidentes de segurança da informação. Ainda serão ponderados ao final do trabalho os aspectos legais da propriedade intelectual relacionados à proteção dos registros organizacionais.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Métricas
- Resumo 288
- PDF 297