COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

uma alternativa positiva na resolução de conflitos interpessoais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v21i1.1918

Palavras-chave:

Comunicação Não-Violenta. Resolução de Conflitos. Compreensão. Escuta Ativa.

Resumo

O referencial teórico explorado no empreendimento deste trabalho focou nos fundamentos da Comunicação Não-Violenta (CNV) como uma abordagem transformadora para a resolução de conflitos interpessoais. Inicialmente são apresentados os princípios básicos da CNV, destacando a importância da observação neutra, do sentimento genuíno, da necessidade subjacente e do pedido concreto na comunicação consciente e compassiva. Diante disso, o objetivo geral deste estudo consistiu em averiguar como o uso da CNV na intermediação de conflitos pode favorecer para o aperfeiçoamento das relações interpessoais como uma nova realidade, desenvolvendo um novo contexto de liderança. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo que estudo foi desenvolvido baseado em uma revisão de literatura, fornecendo uma visão abrangente dos benefícios e desafios da implementação da CNV em diferentes contextos sociais e organizacionais. Os estudos relataram que a prática da empatia ajuda superar mal-entendidos, a encontrar soluções criativas e a restaurar a harmonia nos relacionamentos. Destacou-se a importância de reconhecer a humanidade tanto do emissor quanto do receptor da mensagem, cultivando assim uma cultura de respeito e compaixão. Em síntese, este trabalho disponibiliza informações valiosos para profissionais, educadores, pesquisadores e qualquer pessoa interessada em promover uma cultura de comunicação mais empática e compassiva. Por fim, ao reconhecer e valorizar a importância da CNV na resolução de conflitos, espera-se contribuir para uma sociedade mais pacífica, inclusiva e resiliente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CHARMAZ, K. (2014). Constructing Grounded Theory (2ª ed.). Sage Publications, Inc. Thousand Oaks.

DUARTE, D. Liderança nas Organizações nos Dias Atuais: Desafios e Segredos para o Sucesso. 2023. Disponível em: www.linkedin.com. Acesso em: 09 de abril. 2024.

DEVITO, J. A. A arte de se comunicar: Teoria e Prática. (3ª ed. Vozes.). Rio de Janeiro, 2021.

DUTRA, F. Inovação não violenta: Descubra como a Comunicação não Sistêmica e a Empatia Circular Podem Impactar Organizações. (DVS Editora) 2021.

EDMONDSON, A. C. A organização Destemida: Criando Segurança Psicológica no Local de Trabalho para Aprendizagem, Inovação e Crescimento. (1ª ed. Sextante) São Paulo, 2018.

GRAWE, K. Terapia Psicológica (6ª ed. Artmed.). Porto Alegre, 2004.

HOHLFELD, R. & BATHELT, H. Comunicação não violenta nas organizações: uma perspectiva crítica (1ª ed. Springer.) Nova York, NY, 2019.

HANH, T. N. Paz a cada passo: a jornada de um monge pela energia ecológica e social. (14ª ed.). São Paulo, 2003.

______. Compaixão Consciente: Usando o Poder da Atenção Plena e da Compaixão para Transformar Nossas Vidas. (1ª ed. Cidade.) São Paulo, 2012.

HSIEH, T. Entregando Felicidade: Um Caminho Para Lucros, Paixão e Propósito. (1ª ed. Lua de Cristal.) Rio de Janeiro, 2010.

LOU, X., YUAN, B & LI, Z. Novas Abordagens de comunicação contemporânea. Revista de Comunicação Contemporânea. Publicado em: 15 de setembro de 2017.

VERGUEIRO, M. C. M. Os benefícios da Comunicação Não Violenta no ambiente de trabalho. 2017. Disponível em: www.mentalclean.com.br. Acesso em: 09 mar. 2024.

KOTTER, J. A. Mudança de Liderança. (1ª ed. Campus.) São Paulo, 2012.

PLACCO, Vera M. N.; ALMEIDA, L. R.(org.). O Coordenador Pedagógico e a Legitimidade de sua Função. São Paulo: Loyola, 2017.

ROCHA, C. R. Manual de comunicação não violenta para organizações. Brasília: Universidade de Brasília, 2017.

ROSENBERG, M. B. Comunicação Não Violenta: Uma Linguagem de Vida (3ª ed.). São Paulo, 2003.

______. Comunicação não-violenta: Técnicas Para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais (14ª ed., Vilella, M. Trad.). São Paulo, 2006.

______. Comunicação não-violenta: Técnicas Para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais (2ª ed., Vilella, M. Trad.). São Paulo, 2013.

ROGERS, C. R. (1997). Tornar-se Pessoa. (5a ed., M. Ferreira, A. Lampareli, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Originalmente publicado em 1961).

______. Como Torna-se Pessoa: (1ª ed. Martins Fontes.) São Paulo, 1980.

Downloads

Publicado

28/01/2025

Como Citar

PEREIRA BELEM, valdiane; COSTA, E. C. da. COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: uma alternativa positiva na resolução de conflitos interpessoais . Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 21, n. 1, p. 435–446, 2025. DOI: 10.31510/infa.v21i1.1918. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1918. Acesso em: 28 mar. 2025.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas

Visualizações
  • Resumo 99
  • PDF 43
Métricas