ACESSIBILIDADE DIGITAL EM RELAÇÃO AOS DEFICIENTES VISUAIS E AUDITIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v21i1.1863

Palavras-chave:

tecnologias assistivas, acessibilidade, inclusão, plataformas digitais, deficiências sensoriais

Resumo

O objetivo do presente artigo é abordar a evolução legal dos movimentos de inclusão no Brasil e seu impacto na integração social dos indivíduos, além de destacar soluções existentes para auxiliar deficientes em atividades diárias, considerando as dificuldades relacionadas às tecnologias assistivas. Discutir os métodos e tecnologias assistivas para melhorar a experiência e acessibilidade de usuários com deficiências visuais e auditivas, bem como a falta de disponibilidade e padronização dessas tecnologias no mercado tecnológico. Tais plataformas são vitais para serviços como educação, saúde, segurança e bem-estar. O estudo explora o potencial das tecnologias assistivas para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos, tornando sistemas cruciais mais acessíveis. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Observou-se que a inacessibilidade, devido a custos elevados e falta de acesso, impacta negativamente a obtenção de informações e a comunicação, afetando a integração social e a exploração cultural, o que, muitas vezes, resulta na dependência de ajuda externa para tarefas simples. Os resultados destacam a importância das tecnologias assistivas como ferramentas cruciais para promover a inclusão e a independência das pessoas com deficiências sensoriais na sociedade contemporânea. A pesquisa conclui que o desenvolvimento e a implementação de soluções acessíveis são essenciais para permitir que esses indivíduos participem plenamente da vida cotidiana e usufruam dos benefícios das plataformas digitais e os privilégios por elas proporcionadas.

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Publicado

28/01/2025

Como Citar

ZULIANI, J. V.; PINTO, G. S. ACESSIBILIDADE DIGITAL EM RELAÇÃO AOS DEFICIENTES VISUAIS E AUDITIVOS. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 21, n. 1, p. 52–63, 2025. DOI: 10.31510/infa.v21i1.1863. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1863. Acesso em: 19 mar. 2025.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

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