SAÚDE MENTAL E SUA INFLUENCIA NA PRODUTIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i2.1797Resumo
Esse artigo mostra a importância da saúde mental dos colaboradores dentro das empresas brasileiras e do mundo. O objetivo destaca que uma produtividade bem desenvolvida e sólida é por consequência dos colaboradores bem amparados, tendo sua saúde preservada e cuidada, mostrando que o colaborador em excelente saúde metal é essencial para o comprimento de metas e uma boa produtividade. Foram levados e apresentados modelos de programas, benefícios e, contudo, evidenciado que a importância na função dos gestores é a preservação da saúde mental dos seus colaboradores. Uma boa gestão voltada aos trabalhadores é essencial para que uma empresa crie formas e jeitos de atingir suas metas. Foi mostrado que doenças psicológicas aumentaram fortemente nos últimos anos, atingindo diretamente muitos trabalhadores e empresas, causado muita discussão em várias organizações no mundo. Pesquisas para resolução a fim de que possa ter entendimentos necessários e conseguir obter tratamentos que possam sanar essas doenças. Com tudo, ter uma visão ampla sobre esse assunto a fim de resolver a falta de produtividade é um caminho certo.
Downloads
Métricas
Referências
BALLONE, Gj. Psiq Web: Psiquiatria Geral. 2008.
INSS. Instituto Nacional do Seguro Social. Boletim Estatístico Da Previdência Social 2022. Brasília. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. CNS promoverá live sobre a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil. Conselho Nacional de Saúde. 2023.
CAMPOS, Elisabet Garcia. Qualidade de Vida– Experiências de Sucesso. Brasília: Brasília Artes Gráficas, 2007.
CARDOSO, Álvaro. Stress no trabalho: uma abordagem pessoal e empresarial. 2 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2001.
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: O passo decisivo para administração participativa. São Paulo: Makron Books, 1992.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4 ed. São Paulo: Manole, 2014.
DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: realidade atual e desafios futuros. São Paulo: Atlas, 2017.
FERNANDES, M. A., SILVA; D. R. A., SOUSA, A.R. I; SILVA, J. S. Adoecimento mental e as relações com o trabalho: estudo com trabalhadores portadores de transtorno mental. Rev Bras Med Trab. 2018. DOI: https://doi.org/10.5327/Z1679443520180110
FIORELLI, José Osmir. Psicologia para administradores: integrando teoria e prática. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GUIMARÃES, Liliana Andolpho; GRUBITS, Sonia. Série Saúde Mental e Trabalho. Casa do Psicólogo. São Paulo. 2004.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. 4 ed. São
Paulo: Atlas. 2004.
MELLO, Mônica Seixas de Oliveira. Qualidade de Vida no Trabalho e Motivação. Agathos: Revista Científica da Assevim, n. 2, v. 2. 2006.
NARDI, H.; TITTONI, J.; BERNARDES, J. Subjetividade e Trabalho. Em Cattani, A. D. (org.). Trabalho e Tecnologia: Dicionário Crítico. Porto Alegre. 1997.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Diretrizes sobre saúde mental no trabalho. 2022a.
OMS. Organização Mundial da Saúde; OIT Organização Internacional do Trabalho. Relatório Mundial sobre Saúde Mental: Transformar a Saúde Mental para Todos. 2022b.
OMS. Organização Mundial da Saúde; OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Políticas Para Melhorar a Saúde Mental. 30ª Conferencia Sanitária Pan-Americana. 2022c. Disponível em: <https://www.paho.org/sites/default/files/csp30-9-p-politica-saude-mental_0.pdf.>. Acessado em: 21 de ago de 2023.
SILVA, Marco Aurélio Dias da; MARCHI, Ricardo de. Saúde e Qualidade de vida no trabalho. São Paulo: Best Seller, 1997.
SIMMONS, Rochelle. Estresse: esclarecendo suas dúvidas. Tradução: ZLF Assesoria Editorial São Paulo: Agora, 1997.
VASCONCELOS, Anselmo F. Qualidade de vida no trabalho: Origem, evolução e perspectivas. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 08, n. 1, 2001.
WANDERLEY, Daniella Nascimento. Qualidade de Vida no Trabalho: Psicopatologias do trabalho e Seu Impacto Nas Organizações. Brasília. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 469
- PDF 287