IMPORTÂNCIA DA PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO (PCP) NA INDÚSTRIA BENEFICIADORA DE AMENDOIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v20i2.1788

Palavras-chave:

Produtividade, Estratégias, Eficiência, Programação, Qualidade

Resumo

Atualmente as empresas buscam processos contínuos de qualidade e um constante aperfeiçoamento na produtividade para alcançar suas metas, as organizações procuram por estratégias de manufatura, sistemas sofisticados de produção e indicadores de desempenho para eliminar qualquer atividade que não traz valor para o produto ou serviço mantendo sempre a qualidade com um custo reduzido. Neste contexto, o PCP desempenha um papel fundamental na busca pela eficiência operacional, redução de custos, aumento da produtividade e, em última instância, na satisfação do cliente. Nele envolve a aplicação de diversas técnicas e ferramentas, como o uso de sistemas de informação, métodos de previsão de demanda, técnicas de programação de produção e estratégias de gestão de estoque. Além disso, o PCP está ligado a outros departamentos da organização, como vendas, compras e controle de qualidade, garantindo uma coordenação eficaz. Este trabalho trará um estudo sobre o PCP mostrando todas as áreas que ele atua, suas principais ferramentas, sua importância e vantagens na organização através de uma pesquisa de campo na empresa de grãos na região da cidade de Taquaritinga- SP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARNOLD, J.R.T. Administração de Materiais, uma introdução. 1. Edição. São Paulo, Editora Atlas, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão da Produção: uma abordagem introdutória. 3. ed. São Paulo: Editora Manole, 2014.

CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de Produção e Operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2° ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

DEVECCHI, T.8 Ferramentas que todo planejador deve ter. QS Consultoria: Equipe QS, 2 jun. 2019. Disponível em: https://qsconsultoria.com.br/8-ferramentas-pcp/. Acesso em: 15 set. 2023.

DAVIS, M. M.; AQUILANO, N. J.; CHASE, R.B. Fundamentos da Administração da Produção. 3. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2001.

FERNANDES, Flávio Cesar Farias; FILHO, Moacir Godinho. Previsão de demanda. Planejamento e controle da produção: dos fundamentos ao essencial. 1. ed.. 4ª reimpressão. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

FERNANDES, F. C., FILHO, M. G. Planejamento e Controle da Produção: dos fundamentos ao essencial. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2017

TUBINO, D. F. Manual de planejamento e controle da produção. 2. Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2000.

TUBINO, D.F. O Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

Downloads

Publicado

20/12/2023

Como Citar

DE LIMA TOMAZ, G.; ALBERTO CLAUDIO PANDOLFI , M. . IMPORTÂNCIA DA PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO (PCP) NA INDÚSTRIA BENEFICIADORA DE AMENDOIM . Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 598–608, 2023. DOI: 10.31510/infa.v20i2.1788. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1788. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)