NEUROMARKETING

sua importância no entendimento do comportamento do consumidor para alavancagem de vendas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v20i2.1776

Palavras-chave:

Comportamento, Marketing, Neurociência, Neuromarketing, Vendas

Resumo

O ramo da neurociência vem ganhando cada vez mais destaque nos dia de hoje graças aos avanços tecnológicos, e através dele surge o neuromarketing com o objetivo de compreender o comportamento do consumidor; o que o influencia no seu processo de tomada de decisão, quais estímulos devem ser fornecidos para tornar o produto ou serviço cada vez mais atrativo ao público, ou como transformar o ambiente de trabalho em um local propício para melhor desempenho dos funcionários e uma boa atratividade aos clientes. Este trabalho busca demonstrar a capacidade que o neuromarketing possui de alavancar as vendas de uma organização através de uma melhor análise das práticas de consumo das pessoas, possibilitando uma propaganda menos agressiva, porém mais assertiva para com seu público-alvo, transformando-o em um cliente frequente, gerando uma relação de fidelidade. Este conhecimento é obtido por meio de diversas pesquisas e análises de marketing feitas através de equipamentos especializados em obter uma resposta precisa dos estímulos cerebrais dos consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BANKS, Sarah J. et al. Bilateral Skin Conductance Responses to Emotional Faces. Applied Psychophysiology And Biofeedback, [S.L.], v. 37, n. 3, p. 145-152, 10 mar. 2012. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s10484-011-9177-7. DOI: https://doi.org/10.1007/s10484-011-9177-7

BRIDGER, Darren. Neuro Design: neuromarketing insights to boost engagement and profitability. Londres: Kogan Page, 2017.

CAMARGO, Pedro. Neuromarketing: Descodificando a Mente do Consumidor. Lisboa: IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing, 2009.

HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Olhares, 2021.

RODRIGUES, Fernando. Princípios de Neuromarketing Neurociência cognitiva aplicada ao consumo, espaços e design. Viseu: Psicosoma, 2015.

THOMAS, Andrew R. et al. Ethics and Neuromarketing: implications for market research and business practice. Berlim: Springer, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-45609-6

ULMAN, Yesim Isil; CAKAR, Tuna; YILDIZ, Gokcen. Ethical Issues in Neuromarketing: i consume, therefore i am!. Science And Engineering Ethics, [S.L.], v. 21, n. 5, p. 1271-1284, 24 ago. 2014. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s11948-014-9581-5. DOI: https://doi.org/10.1007/s11948-014-9581-5

WEINSCHENK, Susan. Neuro Web Design: what makes them click?. Arizona: New Riders, 2008.

ZURAWICKI, Leon. Neuromarketing: Exploring the Brain of the Consumer. Boston: Springer, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-540-77829-5

MADAN, Christopher R. Neuromarketing: the next step in market research?. Eureka, [S.L.], v. 1, n. 1, p. 34-42, 9 mar. 2010. University of Alberta Libraries. http://dx.doi.org/10.29173/eureka7786. DOI: https://doi.org/10.29173/eureka7786

JESUS, Janile Silva Rodrigues de; SILVA, Lilian Nathalie Oliveira da; ESMAILE, Stephany Campanelli. Neuromarketing: a systematic review. Research, Society And Development, São Paulo, v. 11, n. 13, p. 1-13, 12 out. 2022. Mensalmente. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35572. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35572. Acesso em: 16 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35572

SCOTT, Peter; SCOTT, Tamsin; STOKES, Peter; MOORE, Neil; SMITH, Simon M.; ROWLAND, Caroline; WARD, Antony. Reconceptualising buyer behaviour in the digital era: an emergent journey. International Journal Of Technology Marketing, [S.L.], v. 12, n. 2, p. 165, 2017. Inderscience Publishers. http://dx.doi.org/10.1504/ijtmkt.2017.083378. DOI: https://doi.org/10.1504/IJTMKT.2017.083378

VARSHNEY, Seema. The Impact of Advertising on Consumer Purchase Decision with Reference to Consumer Durable Goods in Oman. International Journal Of Managerial Studies And Research, [s. l], v. 5, n. 12, p. 1-9, 2017. Mensalmente. ARC Publications Pvt Ltd.. http://dx.doi.org/10.20431/2349-0349.0512002. Disponível em: https://www.arcjournals.org/pdfs/ijmsr/v5-i12/2.pdf. Acesso em: 17 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.20431/2349-0349.0512002

Downloads

Publicado

20/12/2023

Como Citar

CUSTODIO DA SILVA, R.; CAMMAROSANO, M. NEUROMARKETING: sua importância no entendimento do comportamento do consumidor para alavancagem de vendas. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 446–457, 2023. DOI: 10.31510/infa.v20i2.1776. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1776. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas

Visualizações
  • Resumo 139
  • PDF 108
Métricas