TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
pensando o futuro sob o olhar da ética
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i2.1760Palavras-chave:
Tecnologia da Informação., Ética, Biotecnologia, Revolução TecnológicaResumo
Este artigo examina a revolução tecnológica do século XXI e sua relação com a ética da tecnologia da informação e o futuro da biotecnologia. Tem-se, como objetivo, estudar como os conceitos de inteligência artificial, computação em nuvem, Internet das Coisas e realidade virtual são parte cada vez mais integrante do cotidiano das sociedades modernas, remodelando a forma como os seres humanos vivem em sociedade, compreendem o mundo, pensam, se comunicam, trabalham e projetam seu futuro. No entanto, esta revolução tecnológica também levanta questões éticas e sociais, pois o uso indiscriminado da tecnologia pode agravar a desigualdade, aumentar o desemprego e comprometer a privacidade dos dados. Logo, a fim de alcançar o objetivo de estudo proposto, como metodologia, propõe-se uma revisão bibliográfica capaz de avaliar as tecnologias emergentes e o princípio de ética e justiça social. O que se percebe, por este estudo, é que a revolução tecnológica muda a sociedade, enquanto a tecnologia da informação desempenha um papel importante nessas mudanças; no entanto, a compreensão e os princípios éticos são fundamentais para navegar nesse ambiente de mudanças e garantir que as tecnologias modernas sejam aplicadas para o bem comum, privilegiando a forma ética e sustentável de seu uso.
Downloads
Métricas
Referências
CRAWFORD, K.; CALO, R. There is a blind spot in AI research. Nature, v. 538, n. 7625, 2016. Disponível em: < https://www.nature.com/articles/538311a >. Acesso em: 1 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1038/538311a
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 35 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
HARARI, Yuval N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
_____. Homo Deus: uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
_____. Sapiens: uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2015.
KAUFMAN, Dora. Inteligência Artificial e os desafios éticos: a restrita aplicabilidade dos princípios gerais para nortear o ecossistema de IA. Paulus, v. 5, n. 9, 2021. Disponível em: < https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/453 >. Acesso em: 3 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.31657/rcp.v5i9.453
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 25 ed. Rio de Janeiro: Record, 2015.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1991.
RUSSEL, Stuart; NORVIG, Peter. Artificial Intelligence: a modern approach. 3 ed. Nova Jersey: Prentice Hall, 2009.
TOFFLER, Alvin. A terceira onda: a morte do industrialismo e o nascimento de uma nova civilização. 32 ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 222
- PDF 186