ENGENHARIA SOCIAL E A IMPORTÂNCIA DA CIBERSEGURANÇA NA ATUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i2.1759Palavras-chave:
engenharia social, cibersegurança, Prevenção de Ataques, segurança da informaçãoResumo
Atualmente, a informação pode ser considerada como um dos maiores bens das organizações empresariais, assim como do público em geral, e, por este motivo, é mais visada e cobiçada por pessoas más intencionadas que têm como objetivo usufruir destas informações por meios não legais. Por este motivo existe uma grande necessidade de protegê-la. Este projeto tem como objetivo conscientizar pessoas de todas as faixas etárias e organizações sobre boas práticas e atitudes que devem ser tomadas em relação aos seus dados na internet, identificando os tipos de ataques e como reduzir as chances de ocorrência dos mesmos, bem como mostrar como identificar determinado ataque por meio de técnicas de engenharia social. A realização deste estudo baseou-se em pesquisas bibliográficas. Os resultados apontaram que a proteção de informações é uma preocupação crucial nos dias de hoje, dado o valor que os dados possuem tanto para organizações empresariais quanto para o público em geral. A crescente sofisticação dos ataques cibernéticos, juntamente com a proliferação de ameaças online, torna evidente a necessidade premente de conscientizar as pessoas de todas as faixas etárias e organizações sobre a importância de salvaguardar suas informações.
Downloads
Métricas
Referências
ASSUNÇÃO, M. F. A. Segredos do Hacker Ético. 4. ed. Florianópolis: Visual Books, 2011
AZZOLIN, M. M. Ataques de Engenharia Social: Medidas Preventivas para a segurança da informação, Revista O Comunicante, v. 7 n.3 (2017), p. 56-64, 2017. Disponível em: http://www.ebrevistas.eb.mil.br/OC/article/view/1674. Acesso em: 27 ago. 2023.
BRASIL. Cartilha Emergencial de Segurança de Tecnologia da Informação e Comunicações. 1. Ed. 09f. [S.I.]: Departamento de Ciência e Tecnologia, 2011
CAVALCANTI J. Engenharia social nas redes sociais. 2011. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Web) – Departamento de Informática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011.
CORTELA, J J C. Engenharia Social Aplicada ao Facebook. 2013. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
FEBRABAN. Federação Brasileira de Bancos. Disponível em: https://portal.febraban.org.br/paginas/81/pt-br/. Acesso em: 27 mar. 2023
FONSECA, M. Engenharia Social: conscientizando o elo mais fraco da segurança da informação. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Pós-Graduação em Especialização em Inteligência em Segurança Pública) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasília, 2017.
FONSECA, P F. Gestão de Segurança da Informação: O Fator Humano. 16f. Artigo Científico. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2009
BRASIL. Cartilha Emergencial de Segurança de Tecnologia da Informação e Comunicações. 1. Ed. 09f. [S.I.]: Departamento de Ciência e Tecnologia, 2011.
GIL, A C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas 2006
HINTZBERGEN, J.; SMULDERS, A.; HINTZBERGEN, K.; BAARS, H. Fundamentos de Segurança da Informação: com base na iso 27001 e na iso 27002. Tradução: Alan de Sá. Rio de Janeiro: Brasport, 2018.
HENRIQUES, F A F. A influência da Engenharia Social no fator humano das organizações. 2016. Dissertação (Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016
MANN, I. Hacking the human: social engineering techniques and security countermeasures. Aldershot, England ; Burlington, VT: Gower, 2008. ISBN 978-0-566- 08773-8.
MAULAIS, C N S. Engenharia Social: técnicas e estratégias de defesa em ambientes virtuais vulneráveis. 2016. Projeto de Pesquisa (Mestrado em Sistema de Informação e Gestão de Conhecimento) – Universidade Fumec, Belo Horizonte, 2016.
MITNICK, K D.; SIMON, W L. A arte de enganar: ataques de hackers: controlando o fator humano na segurança da informação. Tradução: Kátia Aparecida Roque. São Paulo: Pearson Education, 2003.
NAKAMURA, E T; DE GEUS, Paulo Licio. Segurança de redes em ambientes cooperativos. 1. ed. São Paulo: Novatec, 2007.
PARODI, L. Manual das fraudes. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 279
- PDF 342