RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
um estudo sobre os impactos negativos de processos seletivos
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i2.1739Palavras-chave:
Recrutamento, Seleção, ProcessosResumo
O recrutamento e seleção de candidatos desempenham um papel fundamental para qualquer organização na busca por talentos que se encaixem em suas necessidades e culturas organizacionais. Um processo seletivo mal estruturado e com falhas pode ter consequências prejudiciais para uma organização. Nesse sentido, o presente artigo visa descrever e analisar a percepção sobre as práticas de seleção e identificar os impactos negativos em relação ao não gerenciamento adequado. O estudo é uma pesquisa de modelo misto, pois trata-se de um estudo com dados quantitativos e qualitativos de nível exploratório. Para coleta dos dados utilizou-se um formulário online que foi estruturado pelas autoras. Participaram da pesquisa 133 pessoas que passaram por um processo seletivo em algum momento da vida. O convite para responder ao formulário foi enviado via aplicativo de mensagens. De acordo com os resultados obtidos, percebeu-se que a experiência que o candidato teve desempenha um papel decisivo na formação da imagem da empresa. Situações desconfortáveis ou constrangedoras durante o processo e falhas em suas etapas podem ter reflexos relevantes na percepção da empresa e devem ser tratados com cuidado e atenção para promover uma experiência satisfatória e construtiva para todos os envolvidos. Além disso, buscou-se enfatizar a importância de a organização contar com um planejamento estratégico adequado nessa tomada de decisão.
Downloads
Métricas
Referências
ANA, W. P. S; LEMOS, G. C. Metodologia Científica: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, n. 12, 2018. DOI: https://doi.org/10.21920/recei72018412531541
BORGES, M. E. S. Trabalho e gestão de si – para além dos“recursos humanos”. v. 7, p. 41–49, 2004. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v7i0p41-49
CHIAVENATO, I. Administração nos Novos Tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CAXITO, F. A. Recrutamento e Seleção de Pessoas. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2007.
DE SENA, K. J. D.; DOS SANTOS, L. J. B.; SEVALHO, T. C. Recrutamento e seleção de pessoas: redução nas falhas do processo. p. 1–11, 2020.
FERREIRA, P. Í. Atração e seleção de talentos. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
FISCHER, A. Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas. In: FLEURY, Maria Tereza Leme (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.
LACOMBE, F. Recursos Humanos – Princípios e Tendências. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
LEITE, M. P. Modernização tecnológica e relações de trabalho. ln: FERRETI, C.J.; ZIBAS, D.M.L.; MADEIRA, FR.; FRANCO, M.L.P.B.(org.). Novas tecnologias, trabalho e educação:Um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994. p.36-53.
NASCIMENTO, S. V. DO. O processo de recrutamento e seleção e seus impactos na produtividade das empresas do pólo industrial de Manaus. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO : Pedagogo em ação, p. 35–45, 2018.
OLIVEIRA, M. C. A importância da seleção por competência. 2009.
PAIVA, S.; CARTONI, D. A importância da gestão estratégica de recursos humanos. Gestão e Tecnologia para a Competitividade, 2013.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.sam
SILVA, Urich Gonçales da. Processos Seletivos. Rio de Janeiro, 2014. Originalmente apresentanda como dissertação de mestrado, Universidade Candido Mendes, 2014.
SPECTOR, P. E. Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 155
- PDF 203