FELICIDADE INTERNA BRUTA
análise dos líderes de uma indústria de produção de máquinas agrícolas localizada no interior de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i2.1736Palavras-chave:
felicidade, psicologia positiva, recursos humanosResumo
O teste de Felicidade Interna Bruta (FIB) surgiu como um indicador para medir o desenvolvimento das nações, porém acabou sendo ampliado para o meio corporativo tendo em vista a crescente problemática em torno desse tema. Dessa forma, o objetivo central desse trabalho foi abordar e analisar os níveis de felicidade dos líderes de uma indústria de produção de máquinas agrícolas do interior de São Paulo por meio da metodologia quali-quanti, de modo a propor melhorias cabíveis e novos métodos de gestão de recursos humanos tendo como base as conclusões obtidas por meio da união entre a análise teórica e os dados resultantes do teste aplicado. Nesse âmbito, foram utilizadas e relacionadas teorias filosóficas e da psicologia positiva, dentre outras ciências, com a finalidade de tornar a compreensão do tema mais abrangente. Os resultados da pesquisa indicaram que a maior parte dos respondentes estão felizes nas esferas pessoais e profissionais, o que impactou positivamente no FIB, já que o indivíduo considerado infeliz não possuía, majoritariamente, problemas relacionados à atuação profissional e sim ao bem-estar pessoal. Por fim, foi possível concluir que a empresa possui um ambiente organizacional positivo e satisfatório.
Downloads
Métricas
Referências
BEN-SHAHAR, Tal. Psicologia Positiva: a ciência da felicidade no trabalho. Palestra proferida na HSM Experience.fev. 2016. Disponível em: https://experience.hsm.com.br/trails/jornada-do-entusiasmo/post/psicologia-positiva-a-ciencia-da-felicidade-no-trabalho. Acesso em: 15 mar. 2022.
DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 1992. Tradução de A. I. Paraguay e L. L. Ferreira. 5 ed. São Paulo: Cortez Editora. E-book.
GOLEMAN, D. Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011a. E-book
GOLEMAN, D. Trabalhando com a inteligência emocional. Tradução de M. H. C. Côrtes. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011b. E-book.
JRM COACHING. Psicologia positiva: o modelo PERMA de Martin Seligman. Disponível em:https://jrmcoaching.com.br/blog/psicologia-positiva-modelo-perma-martin-seligman/#:~:text=Ele%20estabeleceu%20um%20modelo%20de,Prop%C3%B3sito)%3B%20Accomplishment%20(Realiza%C3%A7%C3%B5es). Acesso em: 20 mar. 2022.
MAPA DE TALENTOS. P.E.R.M.A: Psicologia positiva e um modelo de bem-estar nas empresas. 2019. Disponível em: https://mapadetalentos.com.br/portal/index.php/pt/blog-pt/335-p-e-r-m-a-psicologia-positiva-e-um-modelo-de-bem-estar-nas-empresas. Acesso em: 20 mar. 2022.
SELIGMAN, M. E. P. Felicidade Autêntica: usando a nova Psicologia Positiva para a realização permanente. Tradução de Neuza Capelo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. E-book.
VOCE RH. O peso da felicidade no trabalho. ed. 79. São Paulo: Editora Abril, abr./maio2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 107
- PDF 68