FELICIDADE INTERNA BRUTA

análise dos líderes de uma indústria de produção de máquinas agrícolas localizada no interior de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v20i2.1736

Palavras-chave:

felicidade, psicologia positiva, recursos humanos

Resumo

O teste de Felicidade Interna Bruta (FIB) surgiu como um indicador para medir o desenvolvimento das nações, porém acabou sendo ampliado para o meio corporativo tendo em vista a crescente problemática em torno desse tema. Dessa forma, o objetivo central desse trabalho foi abordar e analisar os níveis de felicidade dos líderes de uma indústria de produção de máquinas agrícolas do interior de São Paulo por meio da metodologia quali-quanti, de modo a propor melhorias cabíveis e novos métodos de gestão de recursos humanos tendo como base as conclusões obtidas por meio da união entre a análise teórica e os dados resultantes do teste aplicado. Nesse âmbito, foram utilizadas e relacionadas teorias filosóficas e da psicologia positiva, dentre outras ciências, com a finalidade de tornar a compreensão do tema mais abrangente. Os resultados da pesquisa indicaram que a maior parte dos respondentes estão felizes nas esferas pessoais e profissionais, o que impactou positivamente no FIB, já que o indivíduo considerado infeliz não possuía, majoritariamente, problemas relacionados à atuação profissional e sim ao bem-estar pessoal. Por fim, foi possível concluir que a empresa possui um ambiente organizacional positivo e satisfatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BEN-SHAHAR, Tal. Psicologia Positiva: a ciência da felicidade no trabalho. Palestra proferida na HSM Experience.fev. 2016. Disponível em: https://experience.hsm.com.br/trails/jornada-do-entusiasmo/post/psicologia-positiva-a-ciencia-da-felicidade-no-trabalho. Acesso em: 15 mar. 2022.

DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 1992. Tradução de A. I. Paraguay e L. L. Ferreira. 5 ed. São Paulo: Cortez Editora. E-book.

GOLEMAN, D. Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011a. E-book

GOLEMAN, D. Trabalhando com a inteligência emocional. Tradução de M. H. C. Côrtes. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011b. E-book.

JRM COACHING. Psicologia positiva: o modelo PERMA de Martin Seligman. Disponível em:https://jrmcoaching.com.br/blog/psicologia-positiva-modelo-perma-martin-seligman/#:~:text=Ele%20estabeleceu%20um%20modelo%20de,Prop%C3%B3sito)%3B%20Accomplishment%20(Realiza%C3%A7%C3%B5es). Acesso em: 20 mar. 2022.

MAPA DE TALENTOS. P.E.R.M.A: Psicologia positiva e um modelo de bem-estar nas empresas. 2019. Disponível em: https://mapadetalentos.com.br/portal/index.php/pt/blog-pt/335-p-e-r-m-a-psicologia-positiva-e-um-modelo-de-bem-estar-nas-empresas. Acesso em: 20 mar. 2022.

SELIGMAN, M. E. P. Felicidade Autêntica: usando a nova Psicologia Positiva para a realização permanente. Tradução de Neuza Capelo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. E-book.

VOCE RH. O peso da felicidade no trabalho. ed. 79. São Paulo: Editora Abril, abr./maio2022.

Downloads

Publicado

20/12/2023

Como Citar

BATISTA, K. E.; GONÇALVES , G. A. B. .; AYUB, S. R. C. . FELICIDADE INTERNA BRUTA: análise dos líderes de uma indústria de produção de máquinas agrícolas localizada no interior de São Paulo. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 359–369, 2023. DOI: 10.31510/infa.v20i2.1736. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1736. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas