INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO COMPETÊNCIA PARA O PROFISSIONAL DA ÁREA COMERCIAL
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i2.1698Palavras-chave:
Inteligência Emocional, Área Comercial, Emoções, CompetênciaResumo
O presente trabalho teve como objetivo pesquisar a importância da inteligência emocional como competência fundamental para profissionais da área comercial. A inteligência emocional refere-se à capacidade de reconhecimento, compreensão e gerenciamento das nossas próprias emoções, e assim, lidar efetivamente com as emoções dos outros. A metodologia usada foi através de um levantamento bibliográfico e aplicação de um questionário via Google Forms, composto por 07 questões, para profissionais da área comercial que atuam nas cidades de Araraquara e Américo Brasiliense, a fim de analisar o nível de inteligência emocional presente nesse contexto profissional. Os resultados obtidos demonstram a relevância da inteligência emocional para os profissionais da área comercial. Essa pesquisa ressalta a importância de investir no desenvolvimento da inteligência emocional como uma competência-chave para os profissionais da área comercial, pois ela contribui para o alcance de resultados positivos, fortalece a comunicação e a capacidade de negociação, além de promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Downloads
Métricas
Referências
BADBARRY, T., GREAVES, J., Inteligência Emocional 2.0. Você sabe como usar a sua? 1° Edição, Alta Books, 2018.
BRADBERRY, T., & GREAVES, J. Inteligência emocional 2.0. Editora Sextante, 2009.
BRANSON, R. The Virgin Way: Como Eu Dirijo Meus Negócios. Editora Alta Books, 2018.
BOYATZIS, R. E. The neuroscience of leadership coaching: Why the tools and techniques of leadership coaching work. In J. Passmore, M. David, D. Cushway, & D. Petree (Eds.), The Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Coaching and Mentoring, 2017.
BLOUNT, J. Inteligência Emocional em Vendas: Como os supervendedores utilizam a inteligência emocional para fechar negócios. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. 1° edição, São Paulo: Autêntica Business, 2018.
CRESWELL, J. W. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (4th ed.). Sage Publications, 2014.
DAVID, Susan. Agilidade Emocional: Abra sua mente, aceite as mudanças e prospere no trabalho e na vida. Tradução de Carolina Simmer. São Paulo: HarperCollins, 2018.
FORGAS, J. P., GEORGE, J. M., & LAHAM, S. M. Social Influence: Affective and Cognitive Factors. Psychology Press, 2005.
GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. [recurso eletrônico], tradução: Marcos Santarrita; Rio de Janeiro; Ed. Objetiva, 2011.
GOLEMAN, D. O Poder da Inteligência Emocional: como lidar com sensibilidade e eficiência; Ed. Objetiva, Rio de Janeiro, 2018.
JAMES, L. K., Inteligência Emocional. Trabalhando com Inteligência Emocional para Melhorar a Gestão da Raiva: Descubra como as Emoções são Feitas e Controladas. Primeira Edição, [s.I.] Copyright, 2016.
NAVARRO, L. Talento para ser Feliz: A inteligência emocional como chave para uma vida plena, 2010.
SALOVEY, P., BRACKET, M. A., MAYER, J. D. Inteligência Emocional: Palavras-chave sobre o modelo de Mayer e Salovey, Post Charter, NY: Dude Pub, 2004.
TOSTES, R. Emoções Inteligentes no Trabalho. São Paulo: Editora Qualitymark, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 168
- PDF 103