PROJETO REESTRUTURAÇÃO BILL OF MATERIAL (BOM)
estudo de caso em uma fábrica de aparelhos para academia
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i2.1693Palavras-chave:
Bill of material, Lista de materiais, Estrutura do produtoResumo
A busca por aperfeiçoamento dos recursos industriais têm levado as empresas a investirem em sistemas e processos que resultem em informações cada vez mais precisas e relevantes para o planejamento e controle da produção. Desta forma o presente artigo trata de um estudo de caso que propõe uma nova forma de estruturar a Bill of Material (BOM) em uma empresa de manufatura, evidenciando a importância, impactos e problemas causados pela estrutura adotada pela empresa. A metodologia desenvolvida para este projeto consiste em criar estruturas que reduzam a quantidade de Ordens de Produção (OPs) circulantes na fábrica, obter um controle de estoque mais eficaz e criar possibilidades de personalização dos pedidos conforme a escolha do cliente. Esses conceitos foram aplicados no sistema ERP (Enterprise Resource Planning) SAP, criando listas produtivas baseando-se nas listas técnicas criadas pelo setor de engenharia do produto.
Downloads
Métricas
Referências
CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N. JIT, MRP II e OPT: Um Enfoque Estratégico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
FILHO, E. V. G.; MARÇOLA, J. A. Uma Proposta de Modelagem da Lista de Materiais. Gestão & Produção, São Carlos, v.3, n.2, p. 156-172, 1996. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X1996000200003
FRAGOSO, B.L. Lista de Materiais: Uma Análise dos Impactos no Processo de Manufatura de uma Empresa de Manufatura de Bombas de Combustíveis. 2012. 84 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro. 2012.
GUERRINI, F. M.; FILHO, E. E.; CAZARINI, E. W.; PÁDUA; S. I. D. Modelagem da organização: Uma visão integrada. Porto Alegre: Bookman. 2014.
OLIVEIRA, C. B. M. Estruturação, Identificação e Classificação de Produtos em Ambientes Integrados de Manufatura. 1999. 118 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Escola de Engenharia, Universidade de São Paulo, São Carlos. 1999.
PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da Produção: Operações Industriais e de Serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.
SELLTIZ, C. et al. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder, 1967.
SLACK, N; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
SLACK, N; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
YIN, R. K. Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 111
- PDF 107