ESTUDO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM A FORMAÇÃO DOS PREÇOS DE MERCADORIAS E SERVIÇOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1684

Palavras-chave:

Regulação Econômica, Inflação, Demanda e oferta, Sazonalidade

Resumo

A formação de preços de mercadorias e serviços é uma temática relevante para compreender as mudanças econômicas do mercado, já que diversos fatores influenciam diretamente na alteração do valor aquisitivo de bens materiais e itens de consumo. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo analisar e discutir os principais fatores que influenciam a formação de preços em uma economia, por meio de uma abordagem bibliográfica e exploratória. A partir da revisão da literatura, foram identificados fatores como a alta do dólar, sazonalidade, exclusividade, demanda e ações regulatórias do mercado como os principais indicadores da formação de preços de mercadorias e serviços na economia. Portanto, a compreensão desses fatores torna-se essencial para a tomada de decisões de gestores e investidores, bem como para a análise crítica das políticas governamentais relacionadas ao mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABREU, L. S. de. Introdução à Economia: princípios e aplicações. 6. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

BACELLAR, C. de S.; SOARES, J. F. O impacto do dólar sobre a economia brasileira. Revista de Economia e Administração, 18(4), 409-422, 2019.

BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2008.

BAUMOL, W. J. On the proper cost tests for natural monopoly in a multiproduct industry. The American economic review, v. 67, n. 5, p. 809-822, 1977.

BIMONTE, G; REGOLII, A. Análise da demanda e da oferta. In: FERRARESI, Vincenzo; GIL-IZQUIERDO, María; RIBEIRO, Cássio Frederico Camargo. Economia: teoria e aplicação. São Paulo: Cengage Learning. p. 71-99, 2018.

BLANCHARD, O.; JOHNSON, D. R. Macroeconomia. Pearson Brasil, 2018.

BLINDER, A. S.; SOLOW, R. M. Macroeconomia: princípios e políticas. Cengage Learning, 2019.

CFI. United States Dollar (USD) - The national currency of the U.S. 2022. Disponível em: https://corporatefinanceinstitute.com/resources/foreign-exchange/united-states-dollar-usd/. Acesso em: 10 jan. 2023.

CNN BRASIL. Índice mundial de preços de alimentos atinge nível mais alto desde 2011, diz FAO - Publicado em: 03 de jun 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/indice-mundial-de-precos-dos-alimentos-atinge-nivel-mais-alto-desde-2011/. Acesso em: 23 de jan 2022.

COASE, R. H.; WANG, N. The optimal level of regulation: A review of the last forty years of research. Journal of Economic Literature, 57(1), 5-60, 2019.

CUKIERMAN, A. Regulação e economia política da política regulatória. Public Choice, 39(1), 89-110, 1982.

DEATON, A. A. Demanda e a oferta de bens, serviços e ativos. In: O Grande Livro da Economia. São Paulo: Globo Livros, 2020. p. 10-15.

DORNBUSCH, R.; EDWARDS, S.A. Macroeconomia do Populismo. NBER Working Paper, 24203, 2018.

EASTIN, J.; ARBOGAST, D. Supply and demand. In: Microeconomics. Boston: Pearson. p. 29-58, 2011.

FERNANDO, J. Law of Supply and Demand in Economics: How It Works. 2021. Disponível em: https://www.investopedia.com/terms/l/law-of-supply-demand.asp. Acesso em: 15 mar. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.

GUTIERRES, A.C. O que é inflação. Revista Eletrônica de Administração, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-3, 2004.

HOVENKAMP, H.; JANIS, M. D.; SCHWARCZ, S. L. Fundamentos de Direito Antitruste. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2021.

KNOTH, P. Consoles estão 17% mais caros em 2021, com alta na inflação. Publicado em: 08 out 2021. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/consoles-estao-17-mais-caros-em-2021-com-alta-na-inflacao,a188ef1641078c21ff91cb82d24b3030a23a3c8w.html#:~:text=De%20acordo%20com%20o%20IBGE,%2C%20de%2017%2C05%25. Acesso em: 23 de jan 2022.

LOPES, T. A. A. influência do dólar na economia brasileira. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v. 73, n. 4, p. 409-426, 2019.

MANKIW, N. G.; TAYLOR, M. P. Economia. Cengage Learning, 2020.

MARSHALL, A. Principles of Economics. Prometheus Books, 1890.

MATA, H.T. da C. Macroeconomia. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28122/1/Macroeconomia.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.

MENDONÇA, F. Agências Reguladoras: A regulação econômica na atual ordem constitucional brasileira: Regulação econômica; Direito; Agências. Fabiano Mendonça, 2015.

MOTTA, M. A.; VASCONCELLOS, M. A. Microeconomia. Elsevier Brasil, 2018.

ONER, C. Inflation: Prices on the rise. Disponível em: https://www.imf.org/en/Publications/fandd/issues/Series/Back-to-Basics/Inflation. Acesso em:15 fev. 2023.

PELTZMAN, S. Toward a more general theory of regulation. The Journal of Law and Economics, v. 19, n. 2, p. 211-240, 1976. DOI: https://doi.org/10.1086/466865

PORTER, M. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.

SALGADO, L. H. Agências regulatórias na experiência brasileira: um panorama do atual desenho institucional. 2003. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/2859/1/TD_941.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.

SAMUELSON, P. A.; NORDHAUS, W. D. Economía. AMGH Editora, 2012.

STIGLER, G. J. The theory of economic regulation. In G. J. STIGLER, The Theory of Economic Regulation (pp. 1-54). University of Chicago Press, 2018.

STIGLITZ, J. E. O preço da desigualdade. Editora Paralela, 2015.

STIGLITZ, J. E.; ROSENGARD, J. K. Economia do setor público. Elsevier Brasil, 2020.

VARIAN, H. R.; FARRELL, J. Microeconomia intermediária. Elsevier Brasil, 2018.

WHELAN, T. A.; MSEFER, A. F. Teoria da oferta e demanda: uma abordagem econômica. In: SIMPÓSIO DE ECONOMIA, 2003, São Paulo. Anais eletrônicos. São Paulo: USP, 2003. Disponível em: http://www.anais.usp.br/index.php/semead/article/view/1522. Acesso em: 21 fev. 2023.

Downloads

Publicado

30/06/2023

Como Citar

DA CRUZ, A. C.; MONTEIRO, J. M. ESTUDO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM A FORMAÇÃO DOS PREÇOS DE MERCADORIAS E SERVIÇOS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 397–411, 2023. DOI: 10.31510/infa.v20i1.1684. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1684. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas

Visualizações
  • Resumo 263
  • PDF 206
Métricas