O PROCESSO DE LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO E A SATISFAÇÃO DO CLIENTE
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1661Palavras-chave:
Logistica, Distribuição, AmazonResumo
A logística é a colocação do produto certo, na quantia certa, no lugar certo, no prazo certo, se movimentando rapidamente e agregando valor ao produto. O objetivo deste artigo é fazer uma busca da compreensão do funcionamento do processo de logística de distribuição, e o que fazem para que o produto seja entregue com grande eficiência. O método de pesquisa utilizado nessa pesquisa foi o Estudo de Caso juntamente com a Pesquisa Bibliográfica. O Estudo de Caso dessa pesquisa foi feito com base em dados pesquisados sobre a empresa Amazon. Ao final da pesquisa concluímos que toda empresa que possui um comércio eletrônico o seu diferencial é justamente a entrega. A entrega dentro do prazo, a entrega com prazos curtos e o que satisfaz o cliente e faz com que ele sempre esteja comprando na empresa e se torne fiel. A Amazon faz isso com maestria e acaba sendo um exemplo para outras empresas em relação ao funcionamento da sua logística de distribuição.
Downloads
Métricas
Referências
Funding Universe, 2017 - Amazon.com, Inc. History. Disponível em: <http://www.fundinguniverse.com/company-histories/amazon-com-inc-history/> Acesso em: 10 de março de 2023.
ANDRADE, Marta Cleia Ferreira; SILVA, Naiara Gonçalves. O comércio eletrônico (e-commerce): um estudo com consumidores. Perspectivas em Gestão e Conhecimento, v. 7, n. 1, p. 98-111, 2017. DOI: https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1p98
DESCARTES. Descartes. O que é Logística de Distribuição?. [S.l.]. Descartes, 2022. Disponível em: https://www.descartes.com/br/resources/blog/o-que-e-logistica-de-distribuicao. Acesso em: 23 out. 2022.
GUERREIRO, A. S. Análise da Eficiência de Empresas de Comércio Eletrônico usando Técnicas da Análise Envoltória de Dados. 2006. Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia Industrial da PUCRio, RJ, 2006.
MATTAR, F.N.; Pesquisa de Marketing: Metodologia e Planejamento. 6ª Edição. São Paulo: Atlas, 2005.
MIGUEL, P.A.C. Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para a sua condução. Produção, São Carlos, v 17, nº 1, p. 216 – 229, janeiro/abril 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65132007000100015
PRADO, V.J.; AQUINI, A.N.; ALMEIDA, F.R.; FREITAS, L.A.; MARANHÃO, L.; JUBINI, T.J.F.; MARANGONI, P.; QUINTEIRO NETO, E.L. Soluções Para a Logística de Distribuição de Encomendas na Etapa de Última Milha-Um Estudo de Caso na Empresa ALFA. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. e51511528608-e51511528608, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28608
ROSA, Rodrigo de Alvarenga. Gestão Logística . 3. ed. Universidade federal de Santa Catarina: Universidade federal de Santa Catarina , v. 1, 2014.
TOREZANI, N. O crescimento do e-commerce no Brasil. Revista iMasters, 2008. Disponível em: http://imasters.com.br/artigo/9649/e-commerce/o-crescimento-do-e-commerce-no-brasil/. Acesso em: 05 dez. 2023.
YIN, R.K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5ª Edição. Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 348
- PDF 372