MARKETING DIGITAL
uma ferramenta competitiva na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1659Palavras-chave:
Marketing Digital, Pandemia, Estratégias, Adaptação, Mercado, Redes SociaisResumo
O presente trabalho irá ilustrar a importância do marketing digital como uma ferramenta competitiva durante a pandemia. O estudo apresenta uma análise qualitativa dos resultados obtidos por meio de dados comparativos, retirados de pesquisas de artigos científicos, matéria e publicações relacionados ao tema proposto. Dados apurados em diversos centros de pesquisas, sobre o tema discutido. Os resultados indicam que o marketing digital se tornou ainda mais relevante durante a pandemia, já que as pessoas passaram a consumir mais conteúdo online e a utilizar mais as redes sociais. Além disso, o artigo apresenta algumas das principais estratégias de marketing digital utilizadas pelas empresas durante a pandemia, como a criação de conteúdo relevante, o uso de redes sociais para engajar o público, o investimento em anúncios pagos e a utilização de ferramentas de automação de marketing. Analisando os dados, identificamos que as empresas que souberam se adaptar a essa nova realidade e investir em estratégias de marketing digital conseguiram se destacar no mercado e conquistar novos clientes.
Downloads
Métricas
Referências
BAGGIO, R. Marketing Digital na Pandemia: Como as Empresas Estão Se Adaptando. Disponível em: https://www.baguete.com.br/noticias/03/11/2020/marketing-digital-na-pandemia-como-as-empresas-estao-se-adaptando. Acesso em 18 de março de 2023.
BARDIN, F. Vendas online no Brasil crescem 26,7% em 2020, diz Ebit/Nielsen. Exame, 3 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://exame.com/negocios/vendas-online-no-brasil-crescem-267-em-2020-diz-ebit-nielsen/. Acesso em 18 de março de 2023.
CASAS, A. L. L., Marketing de serviços. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2007, 257p.
Coresight Research. US Store Closure Tracker 2020: Coronavirus Outbreaks Lead to Permanent Closures and Bankruptcies. Disponível em: https://coresight.com/research/us-store-closure-tracker-2020-coronavirus-outbreaks-lead-to-permanent-closures-and-bankruptcies/. Acesso em: 25 mar. 2023
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. 75 mil lojas fecharam no Brasil em 2020. Disponível em: https://cnc.org.br/editorias/economia/noticias/75-mil-lojas-fecharam-no-brasil-em-2020. Acesso em: 25 mar. 2023
E-COMMERCE BRASIL. Pesquisa E-commerce Brasil 2021. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Pesquisa-Ecommerce-Brasil-2021.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.
FILHO, E. O Marketing Digital Durante a Pandemia: Como as Empresas Devem Agir? Disponível em: https://blog.resultadosdigitais.com.br/marketing-digital/marketing-digital-durante-a-pandemia/. Acesso em 18 de março de 2023.
GUIMARÃES, R.; BAGGIO, R. Marketing Digital: o guia definitivo. São Paulo: Novatec Editora, 2017.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2016.
LINX. E-commerce cresce 40,7% em 2020, impulsionado pela pandemia. Disponível em: https://www.linx.com.br/noticias/e-commerce-cresce-40-7-em-2020-impulsionado-pela-pandemia/. Acesso em: 20 mar. 2023.
MACHADO, R. O.; Marketing Digital: Análise das Principais Estratégias Usadas no Comércio Eletrônico Brasileiro; Revista Eletrônica de Administração e Turismo; Paraná; v. 12; n. 7; p. 1693-1712, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/viewFile/13477/9058. Acesso em 09 março 2023. DOI: https://doi.org/10.15210/reat.v12i7.13477
McKinsey & Company. Marketing in the time of COVID-19. Disponível em: https://www.mckinsey.com/business-functions/marketing-and-sales/our-insights/marketing-in-the-time-of-covid-19. Acesso em: 25 mar. 2023.
MCKINSEY & COMPANY. COVID-19: How digital marketing can help companies survive and thrive. Disponível em: https://www.mckinsey.com/business-functions/marketing-and-sales/our-insights/covid-19-how-digital-marketing-can-help-companies-survive-and-thrive. Acesso em: 20 mar. 2023.
Número de pedidos no comércio eletrônico brasileiro cresce 32,6%, revela pesquisa. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/pedidos-comercio-eletronico-cresce-326-coronavirus. Acesso em: 14 março 2023.
Organização Mundial da Saúde. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. Disponível em: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Acesso em: 25 mar. 2023
Organização Mundial da Saúde. Covid-19 Dashboard. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 25 Mar 2023.
Organização Internacional do Trabalho. ILO Monitor: COVID-19 and the world of work. Sixth edition, Updated estimates and analysis, 23 April 2021. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---dcomm/documents/briefingnote/wcms_767028.pdf. Acesso em: 25 Mar. 2023.
Serasa Experian. Falências e Recuperações Judiciais. Disponível em: https://www.serasa.com.br/indicadores-economicos/falencias-e-recuperacoes-judiciais/. Acesso em: 25 mar. 2023.
SUTTO, A. Pandemia gera explosão de marketplaces e aumenta disputa por consumidores. Infomoney. São Paulo, 12 out. 2021. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/negocios/pandemia-gera-explosao-de-marketplaces-e-aumenta-disputa-por-consumidores/. Acesso em: 20 mar. 2023.
Statista. Corporate bankruptcies in the United States from January to July 2020, by industry. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1137112/corporate-bankruptcies-us-by-industry/. Acesso em: 25 mar. 2023.
STATISTA. Online marketplaces - statistics & facts. Disponível em: https://www.statista.com/topics/3207/online-marketplaces/. Acesso em: 20 mar. 2023.
TORRES, C. A. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
TORRES, C. A. Marketing Digital na Pandemia: Como as Empresas Podem Se Adaptar? Disponível em: https://digitalks.com.br/artigos/marketing-digital-na-pandemia-como-as-empresas-podem-se-adaptar/. Acesso em 18 de março de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 374
- PDF 682