MARKETING DIGITAL

uma ferramenta competitiva na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1659

Palavras-chave:

Marketing Digital, Pandemia, Estratégias, Adaptação, Mercado, Redes Sociais

Resumo

O presente trabalho irá ilustrar a importância do marketing digital como uma ferramenta competitiva durante a pandemia. O estudo apresenta uma análise qualitativa dos resultados obtidos por meio de dados comparativos, retirados de pesquisas de artigos científicos, matéria e publicações relacionados ao tema proposto. Dados apurados em diversos centros de pesquisas, sobre o tema discutido. Os resultados indicam que o marketing digital se tornou ainda mais relevante durante a pandemia, já que as pessoas passaram a consumir mais conteúdo online e a utilizar mais as redes sociais. Além disso, o artigo apresenta algumas das principais estratégias de marketing digital utilizadas pelas empresas durante a pandemia, como a criação de conteúdo relevante, o uso de redes sociais para engajar o público, o investimento em anúncios pagos e a utilização de ferramentas de automação de marketing. Analisando os dados, identificamos que as empresas que souberam se adaptar a essa nova realidade e investir em estratégias de marketing digital conseguiram se destacar no mercado e conquistar novos clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BAGGIO, R. Marketing Digital na Pandemia: Como as Empresas Estão Se Adaptando. Disponível em: https://www.baguete.com.br/noticias/03/11/2020/marketing-digital-na-pandemia-como-as-empresas-estao-se-adaptando. Acesso em 18 de março de 2023.

BARDIN, F. Vendas online no Brasil crescem 26,7% em 2020, diz Ebit/Nielsen. Exame, 3 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://exame.com/negocios/vendas-online-no-brasil-crescem-267-em-2020-diz-ebit-nielsen/. Acesso em 18 de março de 2023.

CASAS, A. L. L., Marketing de serviços. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2007, 257p.

Coresight Research. US Store Closure Tracker 2020: Coronavirus Outbreaks Lead to Permanent Closures and Bankruptcies. Disponível em: https://coresight.com/research/us-store-closure-tracker-2020-coronavirus-outbreaks-lead-to-permanent-closures-and-bankruptcies/. Acesso em: 25 mar. 2023

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. 75 mil lojas fecharam no Brasil em 2020. Disponível em: https://cnc.org.br/editorias/economia/noticias/75-mil-lojas-fecharam-no-brasil-em-2020. Acesso em: 25 mar. 2023

E-COMMERCE BRASIL. Pesquisa E-commerce Brasil 2021. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Pesquisa-Ecommerce-Brasil-2021.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

FILHO, E. O Marketing Digital Durante a Pandemia: Como as Empresas Devem Agir? Disponível em: https://blog.resultadosdigitais.com.br/marketing-digital/marketing-digital-durante-a-pandemia/. Acesso em 18 de março de 2023.

GUIMARÃES, R.; BAGGIO, R. Marketing Digital: o guia definitivo. São Paulo: Novatec Editora, 2017.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2016.

LINX. E-commerce cresce 40,7% em 2020, impulsionado pela pandemia. Disponível em: https://www.linx.com.br/noticias/e-commerce-cresce-40-7-em-2020-impulsionado-pela-pandemia/. Acesso em: 20 mar. 2023.

MACHADO, R. O.; Marketing Digital: Análise das Principais Estratégias Usadas no Comércio Eletrônico Brasileiro; Revista Eletrônica de Administração e Turismo; Paraná; v. 12; n. 7; p. 1693-1712, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/viewFile/13477/9058. Acesso em 09 março 2023. DOI: https://doi.org/10.15210/reat.v12i7.13477

McKinsey & Company. Marketing in the time of COVID-19. Disponível em: https://www.mckinsey.com/business-functions/marketing-and-sales/our-insights/marketing-in-the-time-of-covid-19. Acesso em: 25 mar. 2023.

MCKINSEY & COMPANY. COVID-19: How digital marketing can help companies survive and thrive. Disponível em: https://www.mckinsey.com/business-functions/marketing-and-sales/our-insights/covid-19-how-digital-marketing-can-help-companies-survive-and-thrive. Acesso em: 20 mar. 2023.

Número de pedidos no comércio eletrônico brasileiro cresce 32,6%, revela pesquisa. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/pedidos-comercio-eletronico-cresce-326-coronavirus. Acesso em: 14 março 2023.

Organização Mundial da Saúde. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. Disponível em: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Acesso em: 25 mar. 2023

Organização Mundial da Saúde. Covid-19 Dashboard. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 25 Mar 2023.

Organização Internacional do Trabalho. ILO Monitor: COVID-19 and the world of work. Sixth edition, Updated estimates and analysis, 23 April 2021. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---dcomm/documents/briefingnote/wcms_767028.pdf. Acesso em: 25 Mar. 2023.

Serasa Experian. Falências e Recuperações Judiciais. Disponível em: https://www.serasa.com.br/indicadores-economicos/falencias-e-recuperacoes-judiciais/. Acesso em: 25 mar. 2023.

SUTTO, A. Pandemia gera explosão de marketplaces e aumenta disputa por consumidores. Infomoney. São Paulo, 12 out. 2021. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/negocios/pandemia-gera-explosao-de-marketplaces-e-aumenta-disputa-por-consumidores/. Acesso em: 20 mar. 2023.

Statista. Corporate bankruptcies in the United States from January to July 2020, by industry. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1137112/corporate-bankruptcies-us-by-industry/. Acesso em: 25 mar. 2023.

STATISTA. Online marketplaces - statistics & facts. Disponível em: https://www.statista.com/topics/3207/online-marketplaces/. Acesso em: 20 mar. 2023.

TORRES, C. A. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec Editora, 2010.

TORRES, C. A. Marketing Digital na Pandemia: Como as Empresas Podem Se Adaptar? Disponível em: https://digitalks.com.br/artigos/marketing-digital-na-pandemia-como-as-empresas-podem-se-adaptar/. Acesso em 18 de março de 2023.

Downloads

Publicado

30/06/2023

Como Citar

SILVA, D. da C.; CARACINI, L. G. MARKETING DIGITAL: uma ferramenta competitiva na pandemia. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 657–669, 2023. DOI: 10.31510/infa.v20i1.1659. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1659. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)