A ERA DA RECOMENDAÇÃO
comportamentos transformados em vendas
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1642Palavras-chave:
Redes de Sugestão, Redes Sociais, Estilo de Vida, Tecnologia, Marketing DigitalResumo
Mudanças sociais são inerentes ao tempo e espaço em que ocorrem, e diversos são os fatores que podem contribuir para sua modificação. Dentro desse contexto, a forma de consumir conteúdo na internet sofreu transformações, causando impactos na maneira como esses materiais são apresentados aos consumidores, tentando personalizar ao máximo a experiência de consumo do usuário. Hoje, para efetivar uma venda, é necessário adaptar-se ao estilo de vida do público-alvo. Como resultado, surgem mecanismos tecnológicos no ambiente virtual que auxiliam essa aproximação entre consumidores e ofertantes. Nesse artigo, abordaremos mecanismos conhecidos como pixel, que funcionam como rastreadores de hábitos de consumo, exercendo papel fundamental para a obtenção dados e transformação em informações para criação de suas próprias redes de sugestão.
Downloads
Métricas
Referências
FAUSTINO, P. Marketing Digital na Prática: como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos. DVS Editora, 2019
ROGERS, D. Transformação Digital - Edição 1. Editora Autêntica, 2016
HARARI, Y. Sapiens, Uma Breve História da Humanidade. Editora L&PM, 2011
SILVA, S.; MONTEIRO, T.; BARROSO, D.; LIMA, R.; MENDES, J. O Consumidor E Suas Mudanças De Comportamento Na Pandemia Da Covid-19. Revista Científica Acertte, 2022. Disponível em: <https://acertte.org/index.php/acertte/article/view/90/71>. Acesso em: 28 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.47820/acertte.v2i9.90
PIZETA, D.; SEVERIANO, W.; FAGUNDES, A. Marketing Digital: A Utilização Das Mídias Sociais Como Canal De Comunicação Impulsionando A Compra Do Consumidor. Multivix, 2018. Disponível em: <https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/04/revista-ambiente-academico-edicao-3-artigo-1.pdf>. Acesso em: 28 set. 2022.
NGUYEN, T. How To Add Google Analytics Tracking To A Website. Chartio, 2021. Disponível em: <https://chartio.com/learn/marketing-analytics/how-to-add-google-analytics-tracking-to-a-website/>. Acesso em: 02 nov. 2022.
YOUNG, J. Digital Revenue Worldwide Grew More Than 24% Year Over Year As Consumers Shifted Their Spending To The Web During The Pandemic, Digital Commerce 360 Estimates. More Than $1 Out Of Every $5 Was Spent Online Last Year, With COVID-19 Boosting Ecommerce’s Share Of Total Retail Sales To 20%. Digital Commerce 360, 2021. Disponível em: <https://www.digitalcommerce360.com/article/global-ecommerce-sales/>. Acesso em: 02 fev. 2023.
PADILLA, I. 10 tendências globais de consumo para 2023. Revista Exame, 2023. Disponível em: <https://exame.com/casual/como-voce-vai-consumir-em-2023/>. Acesso em: 04 fev. 2023.
COSTA, M. Com Pandemia, Vendas Pela Internet Crescem 27% E Atingem R$ 161 Bi Em 2021. Estado de Minas: Economia, 2022. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2022/02/02/internas_economia,1342064/com-pandemia-vendas-pela-internet-crescem-27-e-atingem-r-161-bi-em-2021.shtml>. Acesso em: 04 fev. 2023.
LEVI, A. Shopify President Says Pandemic Sped Up Shift To Online Shopping By 10 Years. CNBC, 2020. Disponível em: <https://www.cnbc.com/2020/11/20/shopify-president-says-pandemic-sped-shift-to-online-retail-by-decade.html>. Acesso em: 06 fev. 2023.
FACEBOOK INC. Pixel do Facebook: Get-Started. Disponível em: <https://developers.facebook.com/docs/meta-pixel/get-started/> - Acesso em: 08 fev. 2023.
THE WORLD BANK GROUP Individuals using the Internet (% of population) - Brazil. Disponível em: <https://data.worldbank.org/indicator/IT.NET.USER.ZS?contextual=default&end=2020&locations=BR&most_recent_year_desc=false&start=1990&view=chart> - Acesso em: 08 fev. 2023.
FACEBOOK INC. Sobre o Pixel da Meta. Disponível em: <https://web.facebook.com/business/help/742478679120153?id=1205376682832142&_rdc=1&_rdr> - Acesso em: 27 fev. 2023.
SALESFORCE INC. A Survey Of 3,500+ Consumers Shows How COVID-19 Will Transform Shopping For The Long Haul. Disponível em: < https://www.salesforce.com/news/stories/a-survey-of-3500-consumers-shows-how-covid-19-will-transform-shopping-for-the-long-haul/?amp> - Acesso em: 04 mar. 2023.
GOOGLE INC. Google Analytics Para Iniciantes. Disponível em: <https://analytics.google.com/analytics/academy/course/6> - Acesso em: 02 mar. 2023.
ESTEVES, G. Entendendo A Diferença Entre Conversões Do Facebook X Google Analytics. Métrica Boss, 2017. Disponível em: <https://metricasboss.com.br/artigos/entendendo-a-diferenca-entre-conversoes-do-facebook-e-do-google-analytics>. Acesso em: 02 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 123
- PDF 89