A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO E SEUS IMPACTOS NO ABSENTEÍSMO ROTATIVIDADE NAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1615Palavras-chave:
Treinamento, . Absenteísmo, Rotatividade.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a importância do treinamento dentro das empresas e sua relação direta com o absenteísmo e a rotatividade. A falta de treinamento é um problema comum em muitas empresas, que não compreendem os benefícios que uma equipe bem treinada pode proporcionar. Ademais, a falta de treinamento acarreta outros problemas, como o absenteísmo e a rotatividade. Com base nesses problemas, foi realizado um estudo de caso em uma empresa do ramo de Livraria/Papelaria, localizada na cidade de São Carlos. A essa empresa, os autores dão o codinome de Empresa Alpha. Um dos intuitos principais deste trabalho é analisar se toda a teoria que foi apresentada na discussão teórica tem relevância e são correlativamente correspondentes no mundo corporativo. Para esse estudo de caso, foi aplicado um questionário aos funcionários da Empresa Alpha, que puderam responder de forma anônima. Conclui-se que a falta de treinamento é potencialmente capaz de gerar problemas, em especial o absenteísmo e a rotatividade de pessoas, e apresenta-se uma proposta que pode ser eficaz para mitigar esses problemas, podendo ser utilizada por qualquer empresa que tenha os mesmos problemas da empresa pesquisa, além de contribuir com o cooperação universidade-empresa.
Downloads
Métricas
Referências
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsvier, 2010.
JOHNS, G. Absenteeism and mental health. In Thomas, J. C.; Hersen, M. (eds), Handbook of Mental Health in the Workplace, Thousand Oaks, CA: Sage, 2002. DOI: https://doi.org/10.4135/9781452229386.n22
LACOMBE, Francisco Jose Masset. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.
NOGUEIRA, D. P. Absenteísmo – Doença: aspectos epidemiológicos. 242 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Saúde Pública da USP, São Paulo, 1980.
PACHECO, Luiza; SCOFANO, Anna Cherubina; BECKERT, Mara; SOUZA, Valéria de. Capacitação e desenvolvimento de pessoas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
SCHNEIDER, B. L.; WAITE, L. J. Being together, working apart: Dual career families and the work life balance. Cambridge, U.K.: University Press, 2005.
SILVA, Laiane Gomes. A importância do treinamento nas organizações. Monografia (Bacharel em Administração) – Faculdade de Ceres. Ceres, 2012. DOI: https://doi.org/10.36607/refacer.v2i1.3377
WAGNER III, John A.; HOLLENBECK, John R. Comportamento organizacional. 11 ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
YIN, R. K. Estudo de caso - planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 168
- PDF 131