FELICIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
uma análise a partir da perspectiva de trabalhadores na cidade de São Carlos
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1612Palavras-chave:
Felicidade no Trabalho, Satisfação, Bem-EstarResumo
A busca pela felicidade das pessoas vem ganhando atenção não só nas organizações, mas também no âmbito geral de todos os países. Como o ser humano passa boa parte do seu tempo no trabalho, sendo esse um espaço central em suas vidas, a felicidade no trabalho se torna um fator importante, que contribui para a geração de bons sentimentos. O objetivo desse artigo é identificar quais são os fatores que determinam a felicidade e principalmente a infelicidade dos colaboradores no ambiente de trabalho em diversas empresas da cidade de São Carlos-SP. Para isso, foi aplicado um questionário online, composto por 20 perguntas, sendo elas 19 fechadas e 1 aberta, e enviado para pessoas que trabalham em diferentes áreas. Coletou-se um total de 111 respostas, foi realizada uma análise dos resultados obtidos e concluiu-se que de uma forma geral as pessoas encontram-se "moderadamente felizes" em seu trabalho. Isso é um indicador de um ambiente de trabalho positivo e saudável, o que pode levar a uma maior satisfação e motivação no trabalho. No entanto, é preciso considerar as respostas negativas e indecisas, pois podem apontar para áreas que precisam ser melhoradas.
Downloads
Métricas
Referências
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração: Uma Visão Abrangente da Moderna Administração das Organizações. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2020.
BENTO, D. C. A felicidade no trabalho. Um estudo no setor farmacêutico. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial). Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Universidade de Coimbra, Portugal, 2020.
ELPO, P. S.; LEMOS, D. C. Felicidade No Trabalho: Conceitos, Elementos Antecessores e Temas Transversais. Perspectivas Contemporâneas, v. 17, e022002, 2022. DOI: https://doi.org/10.54372/pc.2022.v17.3253
FISCHER, C. D. Happiness at work. International Journal of Management Reviews. In. FLECK, D; SENDER, G. As Organizações e a Felicidade no Trabalho: Uma Perspectiva Integrada. Rio de Janeiro – RJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.
LIMONGI-FRANÇA, Ana C. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2011.
MAIO, Tiago Leite. A felicidade no trabalho: o impacto na gestão das organizações.
Lisboa – PT. Dissertação (Mestrado em Gestão), Instituto Superior de Gestão, Universidade de Coimbra, Portugal, 2016.
RODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho: Evolução e análise no nível gerencial. 15 ed. Petrópolis - RJ. Editora Vozes: 2016.
SANTOS, D. E. P. Felicidade no trabalho: setor do calçado. Dissertação (Mestrado em Gestão), Universidade Lusíada Norte – Porto, Portugal, 2020.
SENDER, G.; FLECK, D. As Organizações e a Felicidade no Trabalho: Uma Perspectiva Integrada. RAC, Rio de Janeiro, v. 21, n. 6, art. 2, pp 764-787, Novembro/Dezembro, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160284
SCHUELLER, S. M., & SELIGMAN, M. E. P. (2010). Pursuit of pleasure, engagement, and meaning: Relationships to subjective and objective measures of well-being. In. RIBEIRO, A.D.S; SILVA, N; BOEHS, S.T. M; FARSEN, T.C; BIAVATI, V. P. Qualidade de vida, Bem-estar e Felicidade no Trabalho: sinônimos ou conceitos que se diferenciam? Curitiba – PR. Originalmente publicado como artigo no acervo digital da Universidade Federal do Paraná, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 135
- PDF 202