OTIMIZAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS POR MEIO DA REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1486Palavras-chave:
Lean Manufacturing, Organização, Melhoria de ProcessosResumo
É de extrema importância para toda e qualquer empresa compreender toda a cadeia de suprimentos envolvida dentro de um determinado processo, pois assim pode-se entender onde estão todas as entradas e saídas do mesmo. Ao estudar o departamento de logística uma grande empresa do agronegócio do sudeste brasileiro, foi possível aplicar o conceito do Sistema Toyota de Produção (lean manufacturing), para identificar todos os desperdícios durante as funções exercidas pelos colaboradores, tendo como objetivo minimizá-los. A metodologia utilizada para o trabalho foi uma pesquisa qualitativa dentro da organização, com base na ferramenta design thinking, fluxogramas, tabelas e croquis. Os resultados obtidos com a pesquisa foram satisfatórios, comprovando que sempre é possível identificar um fluxo corrompido e corrigi-lo, agregando valor na produção, conclui-se então que a logística é fundamental para solução de problemas, permitindo entregar o produto certo, no momento certo, com qualidade necessária para satisfação mútua de interesses empresariais.
Downloads
Métricas
Referências
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.
CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Belo Horizonte: Editora Fundação Christiano Ottoni, 1996.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações: edição compacta. 3 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004
DEMING, W. E. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1990.
KALKMANN, G. L. Qualidade Necessária: para empresas de serviços contábeis. Itajaí: Berger, 2002.
MACHADO, J. L. O papel do serviço público municipal na logística reversa do óleo de cozinha. – São Paulo, SP: [s.n], 2009.
MARTINS, E. Contabilidade de custos. - 9. ed. - São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, M. A. Gestão Educacional: Planejamento Estratégico e Marketing. l. ed. Rio de Janeiro. Brasport, 2007.
NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
OHNO, T. Sistema Toyota de Produção – Além da Produção em Larga Escala. Porto Alegre, 1997.
PIMENTEL, Cinthia. ONDE ESTÁ O DESPERDÍCIO? CONHEÇA OS 8 TIPOS MAIS COMUNS NAS EMPRESAS. Senai, 2021. Disponível em: <https://senaies.com.br/news/onde-esta-o-desperdicio-conheca-os-8-tipos-mais-comuns-nas-empresas/>. Acesso em: 02/04/2022.
SILVA, J. M. 5s: o ambiente da qualidade. 2 ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1994.
___________. O ambiente da qualidade na prática 5s. 3. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.