A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE ESTOQUE EM UMA INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS E O USO DO SISTEMA ERP
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1480Palavras-chave:
Estoque, Gestão, Sistema ERP, IndústriaResumo
Gerenciar o estoque de uma empresa sempre foi papel de grande importância. Em tempos não muito distantes, as organizações achavam que manter estoques volumosos era sinônimo de riqueza. Com o passar dos anos, os estoques deixaram de ser acumulativos e passaram a possuir apenas o que era necessário para a produção fator essencial para a economia. Os alimentos produzidos assim como suas matérias-primas devido ao fato de serem perecíveis não podem ficar estocados por um amplo tempo, sendo assim especificamente nas indústrias de alimentos a gestão de estoque se faz extremamente importante como forma de economia e diminuição de desperdício, além de que produtos mais frescos acabam por gerar uma produção com mais qualidade e eficiência. Dentro desse contexto, o objetivo deste estudo é trazer a importância da gestão de estoque e como a mesma acontece dentro de uma indústria de produtos alimentícios. O trabalho traz revisão de literatura e pesquisa em campo em uma indústria de alimentos que vê o processo de gestão de estoque como um fator essencial para a garantia de produtividade e competitividade. A empresa utiliza como ferramenta para a gestão de estoque o Sistema ERP. Os resultados encontrados na literatura apontam a eficiência do processo de gestão de estoque e como gerenciar esse processo traz importantes benefícios.
Downloads
Métricas
Referências
ACCIOLY, F.; AYRES, A. de P. S.; SUCUPIRA, C. Gestão de Estoque. FGV, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em:https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=miGHCgAAQBAJ&oi=fnd&pg= PT4&dq=livro+sobre+acuracidade+de+estoque+2015&ots=Zqn6xulNtD&sig=kLvQed qQiGLFqZ_I8r4o9W8l6ZI#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 20 jan. 2022.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. São Paulo: Pearson, 2004.
CORRÊA, H. L. Gestão de redes de suprimento: integrando cadeias de suprimento no mundo globalizado. São Paulo: Atlas, 2010.
CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N. Just in Time, MRP II E OPT: Um Enfoque Estratégico . Editora Atlas SA. 2010.
GASNIER, G. D. et al. Gestão de estoques e suprimentos na cadeia de abastecimento. 1 ed. São Paulo: Imam, 2007.
MACÊDO, D. O que são Sistemas ERP? 2012. Disponível em https://www.diegomacedo.com.br/o-que-sao-os-sistemas-erp/. Acesso em: 10 fev. 2022.
MARTINS P.G., ALT, P.R.C. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3 ed. São Paulo; Editora Saraiva,2009.
OLIVEIRA, A. N. A. F. A. D. E. Análise da metodologia lean construction em um edifício residencial no município de Anápolis. 2019. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24463. Acesso em: 20 fev. 2022.
SANTANA, S. L. T. Gestão de Estoques: um estudo de caso numa indústria alimentícia. 2014. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/23259/3/PG_CEEP_2014_1_24.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.
SISTEMAS ERP.ORG. O que é ERP? Para que serve esse software? 2016. Disponível em: http://sistemaserp.org/o-que-e-erp/. Acesso em: 20 fev. 2022.
SLACK, N.; CHAMBER, S.; JOHNSTON, R. Administração de Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SOUSA, S. Significado de SAP. 2018. Disponível em: https://www.significados.com.br/sap/. Acesso em: 20 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 349
- PDF 253