A RELEVÂNCIA DA ROBÓTICA EDUCACIONAL ENQUANTO FERRAMENTA DE ENSINO E DA DIVERSIDADE DE GÊNERO NESSE CONTEXTO
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1459Palavras-chave:
Tecnologia na educação, Multiplicidade de gênero, Competências educacionaisResumo
A robótica educacional enquanto metodologia de ensino tem se apresentado como ferramenta de apoio no desenvolvimento de crianças e adolescentes durante o período escolar. A compreensão das transformações desta, assim como as competições promovidas nessa conjuntura, é relevante dado ao impacto positivo que tem sido observado dentro e fora da sala de aula. Sendo assim, este estudo se apresenta através da pesquisa descritiva embasada na revisão literária e na aplicação de um questionário a profissionais que trabalham com alunos que têm contato com a robótica educacional. Buscando estudar e evidenciar a importância de iniciativas que fomentam a inclusão de experiências com a robótica no processo de formação de alunos do ensino fundamental e médio, bem como a relevância e diferenciais observados quando há diversidade de gênero presente nesse contexto. Portanto, pode-se constatar ao final deste artigo que a robótica educacional estimula o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico e do pensamento crítico. É possível pontuar também que quando os alunos têm a oportunidade de participar dos torneios, estes passam a apresentar maior comprometimento, melhor comunicação e aptidão para trabalho em equipe e tolerância para com os outros, habilidades que contribuem na formação do indivíduo para além do ambiente escolar.
Downloads
Métricas
Referências
ANTUNES, Juliana. O que é a FLL? Descubra como funciona o Torneio de Robótica FIRST LEGO League! 2017. Disponível em: https://tecnologia.educacional.com.br/blog-robotica-e-stem/o-que-e-a-fll-descubra-como-funciona-o-torneio-de-robotica-da-first-lego-league/. Acesso em: 5 abr. 2022.
FERNANDES, Manasses; SANTOS, Camila Amorim Moura dos; SOUZA, Edmar Egidio de; FONSECA, Marcos Guimarães. Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (Wie 2018), [S.L.], 28 out. 2018. Sociedade Brasileira de Computação - SBC. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.315. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/14343. Acesso em: 19 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.315
GOIÁS, Ead Puc (org.). O que é robótica? Tendências, importância e áreas de atuação. 2020. Disponível em: https://ead.pucgoias.edu.br/blog/o-que-robotica. Acesso em: 29 jun. 2022.
INDÚSTRIA, Portal da (org.). Lugar de menina é na... Robótica: dos mais de cinco mil alunos inscritos para o torneio SESI FIRST LEGO League, 43% são meninas. Dos mais de cinco mil alunos inscritos para o torneio SESI FIRST LEGO League, 43% são meninas. 2019. Elaborada por Marina Mello. Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/educacao/lugar-de-menina-e-na-robotica/. Acesso em: 29 jun. 2022.
LEAGUE, First Lego (org.). Past Challenges: FIRST LEGO league has been inspiring youth since 1998. FIRST LEGO League has been inspiring youth since 1998. Disponível em: https://www.firstlegoleague.org/past-challenges. Acesso em: 5 abr. 2022.
LEGO (org.). LEGO® MINDSTORMS®. Disponível em: https://www.lego.com/pt-br/themes/mindstorms. Acesso em: 3 abr. 2022.
MORAES, Paulo Sérgio de. Curso Básico de Lógica de Programação. Unicamp - Centro de Computação - DSC, [S. L.], abr. 2000. Disponível em: https://ftp.unicamp.br/pub/apoio/treinamentos/logica/logica.pdf. Acesso em: 19 mar. 2022.
PAPERT, Seymour. CONSTRUCTlONISM: A NEW OPPORTUNITY FOR ELEMENTARY SCIENCE EDUCATION. Massachusetts Institute Of Technology, Media Laboratory, Epistemology And Learning Group, Massachusetts, nov. 1986. Disponível em: http://dailypapert.com/wp-content/uploads/2021/02/Constructionism-NSF-Proposal.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.
PERALTA, Deise Aparecida; GUIMARÃES, Eduardo Cortez. A robótica na escola como postura pedagógica interdisciplinar: o futuro chegou para a educação básica? Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.L.], v. 26, n. 1, 1 jan. 2018. Sociedade Brasileira de Computação - SB. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2018.26.01.30. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/7136. Acesso em: 29 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.01.30
PIROLA, Nelson Antonio (Org.). Ensino de Ciências e Matemática IV: temas de investigação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579830815. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/109133>. Acesso em: 10 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.7476/9788579830815
RESNICK, Mitchel. All I really need to know (about creative thinking) I learned (by studying how children learn) in kindergarten. Proceedings Of The 6Th Acm Sigchi Conference On Creativity & Cognition - C&C '07, [S.L.], jan. 2007. ACM Press. http://dx.doi.org/10.1145/1254960.1254961. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/1254960.1254961. Acesso em: 5 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1145/1254960.1254961
SANTOS, Christiane Borges; OLIVEIRA FILHO, Audir da Costa. Robótica e Interdisciplinaridade: aprendizagem criativa atraindo meninas para a tecnologia. Anais do Women in Information Technology (Wit 2020), [S.L.], 30 jun. 2020. Sociedade Brasileira de Computação - SBC. http://dx.doi.org/10.5753/wit.2020.11282. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/11282. Acesso em: 20 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11282
SILVA, Hutson. Meninas na robótica: inclusão, cidadania e formação para a vida. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, [S.L.], ago. 2020. http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2020.633. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30242. Acesso em: 10 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.