A RELEVÂNCIA DA ROBÓTICA EDUCACIONAL ENQUANTO FERRAMENTA DE ENSINO E DA DIVERSIDADE DE GÊNERO NESSE CONTEXTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1459

Palavras-chave:

Tecnologia na educação, Multiplicidade de gênero, Competências educacionais

Resumo

A robótica educacional enquanto metodologia de ensino tem se apresentado como ferramenta de apoio no desenvolvimento de crianças e adolescentes durante o período escolar. A compreensão das transformações desta, assim como as competições promovidas nessa conjuntura, é relevante dado ao impacto positivo que tem sido observado dentro e fora da sala de aula. Sendo assim, este estudo se apresenta através da pesquisa descritiva embasada na revisão literária e na aplicação de um questionário a profissionais que trabalham com alunos que têm contato com a robótica educacional. Buscando estudar e evidenciar a importância de iniciativas que fomentam a inclusão de experiências com a robótica no processo de formação de alunos do ensino fundamental e médio, bem como a relevância e diferenciais observados quando há diversidade de gênero presente nesse contexto. Portanto, pode-se constatar ao final deste artigo que a robótica educacional estimula o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico e do pensamento crítico. É possível pontuar também que quando os alunos têm a oportunidade de participar dos torneios, estes passam a apresentar maior comprometimento, melhor comunicação e aptidão para trabalho em equipe e tolerância para com os outros, habilidades que contribuem na formação do indivíduo para além do ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANTUNES, Juliana. O que é a FLL? Descubra como funciona o Torneio de Robótica FIRST LEGO League! 2017. Disponível em: https://tecnologia.educacional.com.br/blog-robotica-e-stem/o-que-e-a-fll-descubra-como-funciona-o-torneio-de-robotica-da-first-lego-league/. Acesso em: 5 abr. 2022.

FERNANDES, Manasses; SANTOS, Camila Amorim Moura dos; SOUZA, Edmar Egidio de; FONSECA, Marcos Guimarães. Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (Wie 2018), [S.L.], 28 out. 2018. Sociedade Brasileira de Computação - SBC. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.315. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/14343. Acesso em: 19 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.315

GOIÁS, Ead Puc (org.). O que é robótica? Tendências, importância e áreas de atuação. 2020. Disponível em: https://ead.pucgoias.edu.br/blog/o-que-robotica. Acesso em: 29 jun. 2022.

INDÚSTRIA, Portal da (org.). Lugar de menina é na... Robótica: dos mais de cinco mil alunos inscritos para o torneio SESI FIRST LEGO League, 43% são meninas. Dos mais de cinco mil alunos inscritos para o torneio SESI FIRST LEGO League, 43% são meninas. 2019. Elaborada por Marina Mello. Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/educacao/lugar-de-menina-e-na-robotica/. Acesso em: 29 jun. 2022.

LEAGUE, First Lego (org.). Past Challenges: FIRST LEGO league has been inspiring youth since 1998. FIRST LEGO League has been inspiring youth since 1998. Disponível em: https://www.firstlegoleague.org/past-challenges. Acesso em: 5 abr. 2022.

LEGO (org.). LEGO® MINDSTORMS®. Disponível em: https://www.lego.com/pt-br/themes/mindstorms. Acesso em: 3 abr. 2022.

MORAES, Paulo Sérgio de. Curso Básico de Lógica de Programação. Unicamp - Centro de Computação - DSC, [S. L.], abr. 2000. Disponível em: https://ftp.unicamp.br/pub/apoio/treinamentos/logica/logica.pdf. Acesso em: 19 mar. 2022.

PAPERT, Seymour. CONSTRUCTlONISM: A NEW OPPORTUNITY FOR ELEMENTARY SCIENCE EDUCATION. Massachusetts Institute Of Technology, Media Laboratory, Epistemology And Learning Group, Massachusetts, nov. 1986. Disponível em: http://dailypapert.com/wp-content/uploads/2021/02/Constructionism-NSF-Proposal.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.

PERALTA, Deise Aparecida; GUIMARÃES, Eduardo Cortez. A robótica na escola como postura pedagógica interdisciplinar: o futuro chegou para a educação básica? Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.L.], v. 26, n. 1, 1 jan. 2018. Sociedade Brasileira de Computação - SB. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2018.26.01.30. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/7136. Acesso em: 29 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.01.30

PIROLA, Nelson Antonio (Org.). Ensino de Ciências e Matemática IV: temas de investigação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579830815. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/109133>. Acesso em: 10 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.7476/9788579830815

RESNICK, Mitchel. All I really need to know (about creative thinking) I learned (by studying how children learn) in kindergarten. Proceedings Of The 6Th Acm Sigchi Conference On Creativity & Cognition - C&C '07, [S.L.], jan. 2007. ACM Press. http://dx.doi.org/10.1145/1254960.1254961. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/1254960.1254961. Acesso em: 5 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1145/1254960.1254961

SANTOS, Christiane Borges; OLIVEIRA FILHO, Audir da Costa. Robótica e Interdisciplinaridade: aprendizagem criativa atraindo meninas para a tecnologia. Anais do Women in Information Technology (Wit 2020), [S.L.], 30 jun. 2020. Sociedade Brasileira de Computação - SBC. http://dx.doi.org/10.5753/wit.2020.11282. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/11282. Acesso em: 20 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11282

SILVA, Hutson. Meninas na robótica: inclusão, cidadania e formação para a vida. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, [S.L.], ago. 2020. http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2020.633. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30242. Acesso em: 10 jun. 2022.

Downloads

Publicado

20/12/2022

Como Citar

FLORES DE PRÁ, J.; SOARES, N. M. A RELEVÂNCIA DA ROBÓTICA EDUCACIONAL ENQUANTO FERRAMENTA DE ENSINO E DA DIVERSIDADE DE GÊNERO NESSE CONTEXTO. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 67–79, 2022. DOI: 10.31510/infa.v19i2.1459. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1459. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)