TDIC – UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
das possibilidades e inovações à superação de barreiras e desafios
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1438Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Ensino Superior, Desafios, SuperaçãoResumo
A tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC), está cada vez mais integrada ao nosso cotidiano, em todos os aspectos e ambientes, trazendo grandes desafios e mudanças para a sociedade contemporânea. A introdução das tecnologias digitais no ensino superior traz grandes benefícios para educadores, alunos e para a área acadêmica no geral. No entanto, para que a integração das TDICs provoque mudanças no ambiente universitário, é necessário compreender as possibilidades, obstáculos, desafios e tendências necessárias para tal integração. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar por meio de revisão bibliográfica utilizando múltiplas bases de dados, o uso de tecnologias digitais no ensino superior, seus desafios e superações. Contudo percebeu-se que a inserção da tecnologia digital no ambiente universitário brasileiro ainda é muito lenta. E tal lentidão ocorre devido à falta de investimentos em infraestrutura e equipamentos digitais necessários, pelas possibilidades dessas tecnologias e pela compreensão dessa formação docente integrada
Downloads
Métricas
Referências
BATES, A.W. Tony; SANGRÀ, Albert. Managing technology in higher education: Strategies for transforming teaching and learning. John Wiley & Sons, 2011.
KELLNER, Douglas. New technologies/new literacies: Reconstructing education for the new millennium. Teaching Education, v. 11, n. 3, 2000. 245-265 p. DOI: https://doi.org/10.1080/713698975
KENSKI, V. M. Usos das tecnologias no ensino superior. Tecnologias e Tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013. 69-77 p.
LAURILLARD, Diana. Rethinking university teaching: A conversational framework for the effective use of learning technologies. Routledge, 2007.
LEMOS, André. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010, 272 p.
MORAN, José Manuel. Educação a distância. Summus Editorial, 2013.
PESCE, Lucila Maria; BRUNO, Adriana Rocha. Formação do professor universitário e a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação à prática docente: desafios e possibilidades. Educação em Perspectiva, v. 4, n. 2, 2014.
POLLY, Drew; GRANT, Michael M.; GIKAS, Joanne. Supporting technology integration in higher education: The role of professional development. In: Technology integration in higher education: Social and organizational aspects. IGI Global, 2011. 58-71 p. DOI: https://doi.org/10.4018/978-1-60960-147-8.ch005
PRETTO, Nelson De Luca; RICCIO, Nicia Cristina Rocha. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar em revista, n. 37, 2010. 153-169 p. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000200010
RENES, Susan L.; STRANGE, Anthony T. Using technology to enhance higher education. Innovative Higher Education, v. 36, n. 3, 2011. 203-213 p. DOI: https://doi.org/10.1007/s10755-010-9167-3
ROGERS, Patricia L. Barriers to adopting emerging technologies in education. Journal of educational computing research, v. 22, n. 4, 2000. 455-472 p. DOI: https://doi.org/10.2190/4UJE-B6VW-A30N-MCE5
SANGRÀ, A. Entrevista Albert Sangrà. Lisboa: LE@ D, Universidade Aberta, v. 1, 2012.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2011.
TAYLOR, M. C. Speed kills: Fast is never fast enough. The Chronicle of Higher Education, 2014. Disponível em: https://www.chronicle.com/article/speed-kills/. Acesso em: 05 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 506
- PDF 527