COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E MARCAS DE CALÇADOS
uma análise sobre consumo e influência social
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v19i1.1354Palavras-chave:
comportamento do consumidor, consumo, marcas, influências sociaisResumo
Ao considerar que, mais do que o consumo de produtos, as marcas comerciais ligam-se ao estilo de vida das pessoas, este estudo procura avaliar o comportamento dos consumidores em relação às suas marcas favoritas e qual o nível de influência de terceiros nestas escolhas. Direcionando-se às marcas de calçados, o trabalho apresenta um levantamento aplicado, em que consumidores são questionados acerca de seus hábitos de consumo e as razões que os levam à escolha de uma determinada marca. O que se observa é que a escolha ou o favoritismo por uma marca vai além de uma análise meramente racional e que considera apenas a qualidade ou as características físicas dos bens. Pelo contrário, tal escolha reflete um julgamento de valores, relacionado ao meio ao qual o indivíduo está inserido ou deseja pertencer, no intuito de agregar valor a si perante outros membros da sociedade.
Downloads
Métricas
Referências
AMADO, Jorge. Capitães de Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 1937.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. 2 ed. Lisboa: Edições 70, 2007.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
__________. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MASLOW, Abraham H. A theory of Human Motivation. Psychological Review, n.50, p. 370-396, jul. 1943. Disponível em: < https://bit.ly/38qZbKx >. Acesso em: 10 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1037/h0054346
MCCRACKEN, Grant. Comunicação e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
QUESSADA, Dominique. O poder da publicidade na sociedade consumida pelas marcas: como a globalização impõe produtos, sonhos e ilusões. São Paulo: Futura, 2003.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 25 ed. Rio de Janeiro: Record, 2015.
SCHWERINER, Mario E. R. Comportamento do consumidor: identificando necejos e supérfluos essenciais. São Paulo: Saraiva, 2006.
SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. 2 ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
VEBLEN, Thorstein B. A teoria da classe ociosa: um estudo econômico das instituições. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
ZOHAR, Danah; MARSHALL, Ian. Capital espiritual: usando as inteligências racional, emocional e espiritual para realizar transformações pessoais e profissionais. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 208
- PDF 157