A IMPORTÂNCIA DO E-COMMERCE NO PROCESSO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS, MERCADORIAS E SERVIÇOS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – MPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1327

Palavras-chave:

Comércio Digital, Loja Virtual, Pandemia, Venda na Web

Resumo

No ambiente econômico, a Tecnologia e Internet têm se mostrado uma significativa força no contexto de vendas e divulgação das marcas e uma possibilidade de ampliar a possibilidade de negócios em todo o planeta. Este trabalho consiste em mostrar a importância e desafios do e-commerce como alternativa para micro e pequenas empresas levando em conta suas especificidades e dados informados no estado de São Paulo para essas organizações. A pesquisa contextualiza sobre o efeito da pandemia do Covid-19, no contexto empresarial nacional, no qual obrigou as empresas e consumidores a adotarem novos meios de realizar transações em função do distanciamento social, restrições sanitárias e a suspensão das atividades comerciais para serviços e produtos não essenciais. A metodologia empregada fundamentou-se na revisão bibliográfica que examina materiais, livros, artigos e demais publicações que sustentam os argumentos e colaboram na formulação do projeto, que aponta na relevância e desafios da modalidade de e-commerce para Micro e Pequenas Empresas. Os resultados apontaram que a modalidade online integra a área de vendas (física e digital), financeira, logística e a possibilidade de redes sociais, que podem ser associados a diferentes tipos de e-commerce, sendo eles: negócios para negócios, negócios para consumidor, negócios para o poder público e consumidor para consumidor, por meio de vantagens e desvantagens. Foi possível concluir que o e-commerce planejado e integrado permite a empresa levar sua marca para o mundo todo, porém, é preciso planejamento e controle, pessoas e integração com setores internos e externos, visando oferecer as melhores vendas para quem busca valor e diferenciação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, M. C. F. e SILVA, N. T. G. O comércio eletrônico (e-commerce): um estudo com consumidores. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 98-111, jan./jun. 2017. ISSN: 2236-417X. DOI: https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1p98

CASTRO, B. L. G. et al. COVID-19 e organizações: estratégias de enfrentamento para redução de impactos. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 20(3), 1059-1063. https://doi.org/10.17652/rpot/2020.3.20821. DOI: https://doi.org/10.17652/rpot/2020.3.20821

CUNHA, M. A. et al. E-Business e E-Commerce (B2C): Vantagens e desvantagens em relação ao consumidor. Revista científica de educação a distância. Edição Especial – Nov. 2013 - ISSN 1982-6109.

DAHER, D. M. et al. AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E A RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA CONEXÃO A SER CONSOLIDADA. IX SEGeT 2012. Simpósio de excelência em Gestão e tecnologia. Disponível em:https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/54716865.pdf. Acesso em: 05 de Ago. 2021.

GARCIA, L. A. et al. Análise do E-Commerce Como Oportunidade Promissora Para a Cidade de Guarapuava–PR e Região. ConBRepro. X Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. 02 a 04 de Dez. de 2020. Disponível em:https://aprepro.org.br/conbrepro/2020/anais/arquivos/10102020_011041_5f813f8178d6d.pdf . Acesso em 04 de Ago. de 2020.

GARCIA, L. A. et al. Análise do E-Commerce Como Oportunidade Promissora Para a Cidade de Guarapuava–PR e Região. X Congresso Brasileiro de Engenharia de produção. COBREPRO. Disponível em: https://aprepro.org.br/conbrepro/2020/anais/arquivos/10102020_011041_5f813f8178d6d.pdf. Acesso em: 20 de Out. de 2021.

MATIAS, J. L. N. Dados internacionais de catalogação na publicação. Fortaleza: Mucuripe, 2018. 419 p.

OLIVIERO, C. A. J.; DEGHI, G. J. E-commerce: princípios para o desenvolvimento de uma loja virtual. Saraiva: São Paulo, 2015.

Portal Coluna Mercado & Consumo. Pesquisa mostra que 47% dos brasileiros têm comprado mais online na pandemia. 8 de Fev. de 2021. Disponível em: https://mercadoeconsumo.com.br/2021/02/08/pesquisa-mostra-que-47-dos-brasileiros-tem-comprado-mais-online-na-pandemia/. Acesso em: 30 de Ago. de 2021.

PORTAL DA INDÚSTRIA. Qual a definição de micro e pequena empresa? Brasília. Disponível em:http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/micro-e-pequena-empresa/. Acesso em 05 de Ago. de 2021.

PORTAL SEBRAE. Estudo revela o perfil do consumidor on-line. Sebrae. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/estudo-revela-o-perfil-do-consumidor-on-line,2dfa9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 30 de Ago. de 2021. (B).

PORTAL SEBRAE. O e-commerce é indispensável para o seu negócio. Sebrae. 07/06/2021. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-e-commerce-e-indispensavel-para-o-seu-negocio,2502fc64977e9710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 04/08/2021. (A).

SAMPAIO, D. O que é E-commerce? Tudo o que você precisa saber para ter uma loja virtual de sucesso! ROCK CONTENT. 9 de Out. DE 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/e-commerce-guia/. Acesso em 20 de Out. de 2021.

SANTOS, A. P. dos e GOMES, S. H. Q. Biblioteca e suas interface: espaço e leitura. Goiânia: Gráfica UFG, 2018. 204 p.

SEBRAE - SP. Panorama dos pequenos negócios em 2018. São Paulo. Disponível em:https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Pesquisas/Panorama_dos_Pequenos_Negocios_2018_AF.pdf. Acesso em 05 de Ago. de 2021.

SILVA, G. M. B.; DAOLIO, R. P. G. A importância da internet como ferramenta estratégica para o negócio da empresa. Revista Gestão em Foco - Edição nº 9 – Ano: 2017. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/021_importancia_internet_ferramenta_estrategica.pdf. Acesso em 04 de Ago. de 2021.

Downloads

Publicado

20/12/2021

Como Citar

DA SILVA PEREIRA, G.; SCOMBATTI PINTO, G. . A IMPORTÂNCIA DO E-COMMERCE NO PROCESSO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS, MERCADORIAS E SERVIÇOS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – MPES. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 316–328, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1327. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1327. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Visualizações
  • Resumo 730
  • PDF 512
Métricas