A IMPORTÂNCIA DO E-COMMERCE NO PROCESSO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS, MERCADORIAS E SERVIÇOS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – MPES
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1327Palavras-chave:
Comércio Digital, Loja Virtual, Pandemia, Venda na WebResumo
No ambiente econômico, a Tecnologia e Internet têm se mostrado uma significativa força no contexto de vendas e divulgação das marcas e uma possibilidade de ampliar a possibilidade de negócios em todo o planeta. Este trabalho consiste em mostrar a importância e desafios do e-commerce como alternativa para micro e pequenas empresas levando em conta suas especificidades e dados informados no estado de São Paulo para essas organizações. A pesquisa contextualiza sobre o efeito da pandemia do Covid-19, no contexto empresarial nacional, no qual obrigou as empresas e consumidores a adotarem novos meios de realizar transações em função do distanciamento social, restrições sanitárias e a suspensão das atividades comerciais para serviços e produtos não essenciais. A metodologia empregada fundamentou-se na revisão bibliográfica que examina materiais, livros, artigos e demais publicações que sustentam os argumentos e colaboram na formulação do projeto, que aponta na relevância e desafios da modalidade de e-commerce para Micro e Pequenas Empresas. Os resultados apontaram que a modalidade online integra a área de vendas (física e digital), financeira, logística e a possibilidade de redes sociais, que podem ser associados a diferentes tipos de e-commerce, sendo eles: negócios para negócios, negócios para consumidor, negócios para o poder público e consumidor para consumidor, por meio de vantagens e desvantagens. Foi possível concluir que o e-commerce planejado e integrado permite a empresa levar sua marca para o mundo todo, porém, é preciso planejamento e controle, pessoas e integração com setores internos e externos, visando oferecer as melhores vendas para quem busca valor e diferenciação.
Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, M. C. F. e SILVA, N. T. G. O comércio eletrônico (e-commerce): um estudo com consumidores. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 98-111, jan./jun. 2017. ISSN: 2236-417X. DOI: https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1p98
CASTRO, B. L. G. et al. COVID-19 e organizações: estratégias de enfrentamento para redução de impactos. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 20(3), 1059-1063. https://doi.org/10.17652/rpot/2020.3.20821. DOI: https://doi.org/10.17652/rpot/2020.3.20821
CUNHA, M. A. et al. E-Business e E-Commerce (B2C): Vantagens e desvantagens em relação ao consumidor. Revista científica de educação a distância. Edição Especial – Nov. 2013 - ISSN 1982-6109.
DAHER, D. M. et al. AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E A RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA CONEXÃO A SER CONSOLIDADA. IX SEGeT 2012. Simpósio de excelência em Gestão e tecnologia. Disponível em:https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/54716865.pdf. Acesso em: 05 de Ago. 2021.
GARCIA, L. A. et al. Análise do E-Commerce Como Oportunidade Promissora Para a Cidade de Guarapuava–PR e Região. ConBRepro. X Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. 02 a 04 de Dez. de 2020. Disponível em:https://aprepro.org.br/conbrepro/2020/anais/arquivos/10102020_011041_5f813f8178d6d.pdf . Acesso em 04 de Ago. de 2020.
GARCIA, L. A. et al. Análise do E-Commerce Como Oportunidade Promissora Para a Cidade de Guarapuava–PR e Região. X Congresso Brasileiro de Engenharia de produção. COBREPRO. Disponível em: https://aprepro.org.br/conbrepro/2020/anais/arquivos/10102020_011041_5f813f8178d6d.pdf. Acesso em: 20 de Out. de 2021.
MATIAS, J. L. N. Dados internacionais de catalogação na publicação. Fortaleza: Mucuripe, 2018. 419 p.
OLIVIERO, C. A. J.; DEGHI, G. J. E-commerce: princípios para o desenvolvimento de uma loja virtual. Saraiva: São Paulo, 2015.
Portal Coluna Mercado & Consumo. Pesquisa mostra que 47% dos brasileiros têm comprado mais online na pandemia. 8 de Fev. de 2021. Disponível em: https://mercadoeconsumo.com.br/2021/02/08/pesquisa-mostra-que-47-dos-brasileiros-tem-comprado-mais-online-na-pandemia/. Acesso em: 30 de Ago. de 2021.
PORTAL DA INDÚSTRIA. Qual a definição de micro e pequena empresa? Brasília. Disponível em:http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/micro-e-pequena-empresa/. Acesso em 05 de Ago. de 2021.
PORTAL SEBRAE. Estudo revela o perfil do consumidor on-line. Sebrae. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/estudo-revela-o-perfil-do-consumidor-on-line,2dfa9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 30 de Ago. de 2021. (B).
PORTAL SEBRAE. O e-commerce é indispensável para o seu negócio. Sebrae. 07/06/2021. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-e-commerce-e-indispensavel-para-o-seu-negocio,2502fc64977e9710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 04/08/2021. (A).
SAMPAIO, D. O que é E-commerce? Tudo o que você precisa saber para ter uma loja virtual de sucesso! ROCK CONTENT. 9 de Out. DE 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/e-commerce-guia/. Acesso em 20 de Out. de 2021.
SANTOS, A. P. dos e GOMES, S. H. Q. Biblioteca e suas interface: espaço e leitura. Goiânia: Gráfica UFG, 2018. 204 p.
SEBRAE - SP. Panorama dos pequenos negócios em 2018. São Paulo. Disponível em:https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Pesquisas/Panorama_dos_Pequenos_Negocios_2018_AF.pdf. Acesso em 05 de Ago. de 2021.
SILVA, G. M. B.; DAOLIO, R. P. G. A importância da internet como ferramenta estratégica para o negócio da empresa. Revista Gestão em Foco - Edição nº 9 – Ano: 2017. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/021_importancia_internet_ferramenta_estrategica.pdf. Acesso em 04 de Ago. de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 730
- PDF 512