ALGORITMO DETERMINÍSTICO

uma base para a implementação de aplicativos educacionais que auxiliem o processo ensino-aprendizagem na resolução de problemas de programação linear de duas variáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1303

Palavras-chave:

Algoritmo determinístico, Programação linear, Educação matemática

Resumo

Este artigo pretende apresentar um algoritmo determinístico para a resolução de problemas de programação linear de duas variáveis, como forma de oferecer uma estratégia de solução mais simples, quando houver a necessidade de se desenvolver programas de computador que implementem a resolução de tais problemas. Problemas de programação linear de duas variáveis são tradicionalmente resolvidos através de algoritmos envolvendo duas formas de resolução, distintas e combinadas: a resolução gráfica e a resolução algébrica. No entanto, considerando-se cursos de programação linear oferecidos a alunos inexperientes em programação de computadores, a resolução gráfica exigiria um domínio de bibliotecas de linguagem e um nível de conhecimento prático de programação fora do escopo de tais cursos. Sendo assim, o algoritmo aqui proposto representa uma alternativa interessante para disciplinas como programação linear, ou pesquisa operacional, oferecidas em cursos de ensino tecnológico, engenharia de produção, além de cursos na área de computação que possuam disciplinas introdutórias envolvendo o estudo de programação linear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Paris: La Fenseé Sauvage, 1991.

COSTA, J. F. A.; RAUEN, F. J. Conversão de representações semióticas em matemática: linguagem e ensino em questão. XIX Seminário do

CELLIP. Pesquisa em Língua e Cultura na América Latina. UNIOESTE – Cascavel, Paraná. 21 a 23 de outubro de 2009.

GEOGEBRA. Disponível em: https://www.geogebra.org/. Acesso em 29 jun. 2021.

LACHTERMACHER, G. Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2009.

STEINBRUSH, A.; WINTERLE, P. Álgebra Linear. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

TREVELIN, A. T. C.; BELHOT, R. V. A Relação Professor-Aluno estudada sob a Ótica dos Estilos de Aprendizagem: Um Estudo de Caso. In: XXVI ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Fortaleza – CE, 2006.

Downloads

Publicado

20/12/2021

Como Citar

SPROVIERI, P. F.; COMELLI, C. F. ALGORITMO DETERMINÍSTICO: uma base para a implementação de aplicativos educacionais que auxiliem o processo ensino-aprendizagem na resolução de problemas de programação linear de duas variáveis. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 290–303, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1303. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1303. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática