JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

o uso de aplicativos como estratégia de aprendizagem

Autores

  • Ana Lígia Jacob de Menezes Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Luciana Ap. Ferrarezi Muzatti Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

Jogos, Matemática, Ensino e Aprendizagem, Tecnologia

Resumo

O objetivo deste artigo foi pesquisar alguns jogos existentes para o ensino e a aprendizagem da Matemática, mediante pesquisa bibliográfica que, permitam, a partir de suas descrições, analisar esse recurso e sua importância na capacidade de auxiliar os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de forma estratégica em sala de aula, buscando a socialização e cooperação, criatividade, raciocínio lógico, afetividade e aproximação pela Matemática. É notória a dificuldade que os estudantes apresentam em quaisquer níveis de escolaridade com relação aos conteúdos de Matemática. A busca por uma metodologia diferenciada para o ensino e a aprendizagem é incansável. E, com a inserção dos jogos nesse contexto, pretende-se desenvolver conceitos de difícil compreensão, resolver problemas, aprender a tomar decisão, na tentativa de motivá-los a recuperar as habilidades que necessitem. Por outro lado, é preciso ficar atentos para o mau uso dos jogos, com a escolha aleatória, não sabendo o real objetivo do jogo, perdendo assim o tempo e a ludicidade. Sem dúvidas, com a crescente evolução da tecnologia, a possibilidade de expansão do uso de jogos digitais aplicados à educação aumenta a cada dia, no entanto, torna-se ainda maior a responsabilidade do educador saber utilizar esses recursos da forma correta.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
124
Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202625
|

Arquivos adicionais

Publicado

01/07/2016

Como Citar

DE MENEZES, A. L. J.; MUZATTI, L. A. F. JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: o uso de aplicativos como estratégia de aprendizagem. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 13, n. 1, p. 53–67, 2016. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/125. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Visualizações
  • Resumo 823
  • PDF 124
Métricas