AS MÍDIAS SOCIAIS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
análise comportamental dos usuários durante este período e as possibilidades para o futuro
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1239Palavras-chave:
Mídias sociais, Pandemia, Internet, COVID-19, TikTokResumo
Durante a pandemia do COVID-19 o medo de contágio, combinado às restrições de movimentação e outras medidas de segurança, guiou mais pessoas do que nunca para a internet e principalmente para os serviços de mídias sociais. O mundo precisou se adaptar e com isso a comunicação tornou-se majoritariamente digital. Considerando os fatores denotados, propõe-se uma análise das práticas de novos e antigos usuários das mídias sociais, tendo como base, materiais relacionados ao tema, questionário aplicado a usuários e extração de dados de uma interface de programação de aplicações, para auxiliar na busca de novos comportamentos, o TikTok teve importante papel na pesquisa como objeto de estudo. Parte importante das conclusões obtidas foi o fator entretenimento, a maior parte da população mundial está mais do que nunca aberta a conteúdos tidos como divertidos em tempos como este a qual vivemos. Ao final, o objetivo é entender quais foram as maiores motivações deste aumento de fluxo e aferir sobre o futuro das mídias sociais pós-pandemia.
Downloads
Métricas
Referências
Aristóteles. A Política: (Coleção Clássicos para Todos): Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. 302 p. E-book.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 223 p.
CAMPBELL, Anita. What is a Hashtag? And What Do You Do With Hashtags?. 11 ago. 2013. Disponível em: https://smallbiztrends.com/2013/08/what-is-a-hashtag.html. Acesso em: 13 abr. 2021.
CHAN, Julia. Top Apps Worldwide for June 2020 by Downloads. 8 jul. 2020. Disponível em: https://sensortower.com/blog/top-apps-worldwide-june-2020-by-downloads. Acesso em: 12 abr. 2021.
FISCHER, Sara. Consumers crave cheerful content during the coronavirus crisis. 14 de abr. 2020. Disponível em: https://www.axios.com/coronavirus-cheerful-content-movies-television-podcasts-8b7f644d-5924-457a-8d33-b7f6854354a8.html. Acesso em: 13 abr. 2021.
HUGO FELIX, Victor. O que é TikTok?. 2020. Disponível em: https://tecnoblog.net/337651/o-que-e-tiktok/. Acesso em: 12 abr. 2021.
KEMP, Simon. DIGITAL 2021: GLOBAL OVERVIEW REPORT. 27 jan. 2021. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2021-global-overview-report. Acesso em: 12 abr. 2021.
KOERBEL, Alan. O que é Mídia Social, Rede Social, Plataforma e Canal de Marketing. 9 mar. 2019. Disponível em: https://www.ekyte.com/guide/pt-br/conceitos/o-que-e-midia-social-rede-social-plataforma-e-canal-de-marketing/#O_que_e_uma_Midia_Digital. Acesso em: 23 ago. 2021.
LANIER, Jaron. Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais. Tradução: Bruno Casotti. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018. 151 p. E-book.
MC MAHON, Ciarán. A psicologia da mídia social: (A psicologia de tudo). Tradução: Sonia Augusto. São Paulo: Editora Blucher, 2021. 128 p. E-book.
MOLLA, Rani. Posting less, posting more, and tired of it all: How the pandemic has changed social media. 1 mar. 2021. Disponível em: https://www.vox.com/recode/22295131/social-media-use-pandemic-covid-19-instagram-tiktok. Acesso em: 13 abr. 2021.
OLIVEIRA RIBEIRO, Fábio. O trabalho algoritmizado e suas consequências desumanas. 1 de jul. 2020. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/600518-o-trabalho-algoritmizado-e-suas-consequencias-desumanas-artigo-de-fabio-de-oliveira-ribeiro. Acesso em: 13 abr. 2021.
SNYDER, Victor. What Marketers Need to Know About People's Social Media Patterns During the Pandemic. 10 ago. 2021. Disponível em: https://www.business.com/articles/social-media-patterns-during-the-pandemic/. Acesso em: 14 abr. 2021.
TEATHER, David. Unofficial TikTok API in Python. 2018. Disponível em: https://github.com/davidteather/TikTok-Api. Acesso em: 30 abr. 2021.
WILLIAMS, Robert. Gen Z wants fun, exciting ads amid pandemic boredom, survey says. 5 maio. 2020. Disponível em: https://www.marketingdive.com/news/gen-z-wants-fun-exciting-ads-amid-pandemic-boredom-survey-says/577339/. Acesso em: 13 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 3193
- PDF 1635