PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS EM RELAÇÃO ÀS AULAS REMOTAS
avaliação das experiências no uso desta modalidade de ensino por estudantes do Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Taquaritinga
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1204Palavras-chave:
aulas remotas., ensino., plataformas de videoconferência., microsoft teams.Resumo
As plataformas de videoconferência estão se popularizando cada vez mais entre os estudantes e trabalhadores, alterando consideravelmente as dinâmicas dos negócios, de ensino e aprendizagem. Posto desta forma, este estudo procura avaliar pontos positivos e negativos quanto ao uso destas plataformas, sobretudo em relação à adoção destes sistemas para o oferecimento de aulas on-line. Para isso, busca estudos teóricos que justifiquem a tendência de crescimento desta modalidade de ensino, procurando compreender aspectos como foco, desgaste e interação no uso de tais tecnologias. A fim de observar estas características na prática, o estudo apresenta um levantamento quantitativo, em que 100 estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Taquaritinga são questionados quanto às suas experiências em aulas remotas. O que se pode verificar, a partir deste estudo, é que, embora existam vários aspectos positivos em relação à adoção de tais plataformas, a jornada diária de aulas, muitas vezes somada à carga de trabalho on-line, apresenta altos níveis de fadiga ou desgaste para muitos estudantes, sem contar que a interação e participação on-line não fluem tão naturalmente quanto em aulas presenciais, o que pode pôr a estudantes e professores certas dificuldades ao processo de ensino e aprendizagem. Há, neste sentido, um vasto caminho a ser explorado, a fim de tornar as aulas on-line mais produtivas e menos desgastantes.
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