O USO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO AMBIENTE EMPRESARIAL
enfoque sobre os benefícios alcançados
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1136Palavras-chave:
Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, BenefíciosResumo
O presente trabalho apresenta um estudo voltado para o uso da tecnologia da informação no ambiente empresarial com enfoque em sistemas de informação, uma vez que muitas empresas investem nesse tipo de sistema para alcançar melhores resultados. O trabalho tem como objetivo apresentar os benefícios que o uso da tecnologia de informação, incorporados aos ambientes dos sistemas de informação proporcionam para as empresas. As metodologias utilizadas para a realização do estudo basearam-se na pesquisa Bibliográfica, realizada por meio de livros, sites e periódicos disponibilizados eletronicamente, juntamente com a aplicação técnica do levantamento de dados. Foram selecionados cinquenta (50) artigos sobre sistemas de informação adotados em diversas áreas das organizações. Após uma análise para localização dos benefícios descritos, os resultados apontam para uma coerência entre os benefícios indicados pela literatura sobre o assunto e aqueles encontrados nas implantações feitas pelas organizações, destacando-se as questões de um melhor fluxo de informação e processo de tomada de decisão.
Downloads
Métricas
Referências
BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento, São Paulo: Saraiva 2006.
BELLOTTO, H.L. O arquivista na sociedade contemporânea. 2. Ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2004.
CERVO, Amado Luiz, et. al. Metodologia científica. 6. Ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007.
CRUZ, Tadeu. Sistemas, organizações & métodos: estudo integrado das novas tecnologias de informação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LAUDON, Kenneth C. e LAUDON, Jane P. Sistemas de informações gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
OLIVEIRA, Djalma de P.R. Sistemas de informações gerenciais. 12 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
PACHECO FILHO, José Gomes; KRUGER, Samuel. E-Social: Modernidade na prestação de informações ao governo federal. São Paulo: Atlas, 2015.
PATEL, Neil. ERP: O que é e por que sua empresa precisa desse sistema. Blog: Neil Patel. 2020. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/blog/erp-o-que-e/>. Acesso em: 05 dez. 2020.
RAINER JR, R. Kelly; CEGIELSKI, Casey G. Introdução a sistemas de informação: Apoiando e transformando negócios na era da mobilidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
REZENDE, D.A; ABREU, A.F. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informações Empresariais. Editora Atlas, São Paulo, 2001. 311 páginas.
REZENDE, D.A; ABREU, A.F. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informações Empresariais. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
REZENDE, Denis Alcides e ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informações nas empresas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
SPRAGUE JR, Ralph H; WATSON, Hugh J. Sistema de apoio à decisão: colocando a teoria em prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
STAIR, Ralph M. REYNOLDS, George W. Princípios de Sistema de Informação: uma abordagem gerencial. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
TONI, JOSÉ ALEXANDRE DE. A evolução dos Sistemas de Informação. Disponível em: <http://www.e-combr.com.br/artigos/19-a-evolucao-dos-sistemas-de-informacao.html>. Acesso em: 05 abr. 2021.
TREVISAN, Nanci Maziero. Gestão de Stakeholders: Relacionamento com consumidores, clientes, fornecedores e cadeia produtiva. Disponível em: < https://www.slideshare.net/nancimaziero/gestodestakeholdersconsumidores>. Acesso em: 18 jan. 2020.
TURBAN, Efraim. Tecnologia da informação para a gestão. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 1632
- PDF 1063