UM ESTUDO SOBRE DESIGN THINKING APLICADO NO MODELO DE NEGÓCIO
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1116Palavras-chave:
Design Thinking, Inovação, Modelo de NegócioResumo
Empresas de todo o mundo estão em busca de inovação e melhorias para seus processos, produtos ou serviços. Nesse sentido, o Design Thinking tem se mostrado uma metodologia bastante eficiente para extração de insights para a compreensão dos problemas dentro das organizações, agregando assim um melhor valor para o negócio. Este trabalho apresenta uma revisão de casos de sucesso com uso dos princípios do Design Thinking, abrangendo uma pesquisa bibliográfica descritiva e exploratória de natureza aplicada abordagem qualitativa. Como resultados, são apresentados os casos e as ideias de mudanças que foram aplicadas nas organizações ao utilizar essa metodologia no modelo de negócio com intuito de auxiliar empresas no uso da mesma.
Downloads
Métricas
Referências
AFFONSO, J.D. Inovação e Criatividade com uso de Design Thinking e Gamificação juntos. Mind cx. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.mindcx.com.br/inovacao-e-criatividade-design-thinking/. Acesso em: 10 de abr. 2021.
BECATTINI, G. Flourishing small firms and the re-emergence of industrial districts. Proceedings of the 44th ICSB - International Council for Small Business World Conference. Naples, Italy, p. 20-23, 1999.
BLEEZ. 3 cases para você entender o poder do e-commerce. São Paulo, 2016. Disponível em: https://bleez.com.br/blog/cases-de-sucesso-e-commerce/. Acesso em: 10 de abr. de 2021.
BONINI, L. A., SBRAGIA, R. O modelo de design thinking como indutor da inovação nas empresas: um estudo empírico. Revista de Gestão e Projetos, 2011. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/9411. Acesso em: 15 mar. 2021.
BROWN, T. Desing Thinking: Uma Metodologia poderosa para Detectar o Fim das Velhas Ideias. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2017.
BUKOWITZ, W. R. Fidelity Investments: adopting new models of innovation. Strategy & Leadership, n. 2, v. 41, p. 58-63, 2013.
CARDON, E. C. Unleashing design: planning and the art of battle command. Military Review, 2010.
DESIGN THINKING INOVADOR. As Havaianas e o Design Thinking. São Paulo, 2013. Disponível em: https: http://designthinkinginovar.blogspot.com/2013/06/case-as-havaianas-e-o-design-thinking.html. Acesso em: 10 de abr. 2021.
FONSECA, J. J. S. D. Metodologia da Pesquisa Científica. Apostila (Apostila de Disciplina) – Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, p. 127, 2002.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KAY, J. Fundamentos do sucesso empresarial: Como as estratégias de negócio agregam valor. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: 5.ed. Atlas, 2003.
LIEDTKA, J. Learning to use design thinking tools for successful innovation. Strategy & Leadership, v. 39, n. 5, p. 13-19, 2011.
LIVEWORK IDEO. 10 formas do Design de Serviço ajudar sua organização. São Paulo, 2020. Disponível em: https://liveworkstudio.com.br/. Acesso em: 10 abr. 2021.
LONGENECKER, J. G.; MOORE, C. W.; PETTY, J. W. Administração de Pequenas Empresas: Ênfase na Gerência Empresarial. São Paulo: Makron Books, 1997.
MARTIN, R. L. The design of business: why design thinking is the next competitive advantage. Boston, MA, USA: Harvard Business Press, 2019.
MEDEIROS, M. Como a Netflix se tornou a queridinha da Internet. Ecommerce de Sucesso. 2019. Disponível em: https://ecommercedesucesso.com.br/caso-de-sucesso-netflix. Acesso em: 08 de abr. de 2021.
RUFFO, R. O que o design tem a ver com o sucesso do Netflix. Escola de Design Thinking, São Paulo, 2017. Disponível em: https://escoladesignthinking.echos.cc/blog/2017/04/o-que-o-design-tem-a-ver-com-o-sucesso-do-netflix-2. Acesso em: 10 de abr. 2021.
SÁ, S. Netshoes viu na personalização a oportunidade de mudar o e-commerce. Mundo do Marketing, Opinião, 2012. Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/cases/23757/netshoes-viu-na-personalização-a-oportunidade-de-mudar-o-e-commerce.html. Acesso em: 10 abr. 2021.
SEBRAE. Entenda o Conceito de Design Thinking e como Aplicá-lo aos Negócios. 2019. Disponível em: https://url.gratis/19WZh. Acesso em: 03 mar. 2021.
SETOR SAÚDE. GE cria equipamento para diminuir stress das crianças na hora do exame. São Paulo, 2012. Disponível em: https://setorsaude.com.br/ge-cria-equipamento-para-diminuir-stress-das-criancas-na-hora-do-exame/. Acesso em: 10 de abr. 2021.
SILVEIRA, M. Encontro com Soluções foi de casa cheia no Senac. O Correio Portal, 2019. Disponível em: https://ocorreio.com.br/encontro-com-solucoes-foi-de-casa-cheia-no-senac/. Acesso em: 13 abr. 2021.
PINHEIRO, T; ALT, L. Design Thinking Brasil: Empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. São Paulo: Elsevier, 2011. 224 p.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
VIANNA, M; VIANNA, Y; ADLER, I. K; LUCENA, B; RUSSO, B. Design Thinking: Inovação em Negócios. 2012. Disponível em: http://centrodeinovacaodemaringa.org.br/wpcontent/uploads/2017/08/Livro_Design_Thinking_-_Inovao_Negcios.pdf. Acesso em: 28 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 769
- PDF 1623