A VALORIZAÇÃO DO NEGRO
um olhar sobre o afroempreendedorismo em São Carlos/SP
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1096Palavras-chave:
Afroempreendedorismo, Empreendedorismo, Empreendedorismo negroResumo
Desde o período escravocrata com o aval dos seus senhores, a população negra desempenhava, para além do trabalho nas colheitas, atividades que lhes geravam renda extra como serviços artesanais e caseiros, como uma das inúmeras formas de sobrevivência e tentativa de emancipação. Com o decorrer do tempo, tais atividades passaram a ser vistas pela população negra como uma estratégia de enfrentamento a vulnerabilidade econômica e social, de tal forma que na contemporaneidade, os negros tornaram-se donos de seus próprios negócios, em suas micro e pequenas empresas. Surge assim, o termo afroempreendedorismo, uma forma de identificação e ideologia vigente para o fortalecimento e manutenção da identidade negra entre empreendedores. O presente artigo teve como proposta realizar um levantamento bibliográfico a respeito do surgimento do termo afroempreendedorismo na sociedade vigente e analisar a trajetória dos empreendedores negros na cidade de São Carlos, visando com a utilização da metodologia qualitativa descritiva compreender as vivencias perpassadas pelos caminhos dos empreendedores negros da cidade, levando a uma reflexão sobre as, ainda presentes, mazelas decorrentes do período escravocrata na vida dos empreendedores negros até os dias atuais e a relação e identificação da população negra com o termo afroempreendedorismo. Pretende-se a partir dos dados coletados desenvolver um Programa de Capacitação em negócios para Afroempreendedores.
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