ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE MARKETING DIGITAL PARA UMA MICROEMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.910

Palavras-chave:

marketing digital, planejamento executivo, SWOT, ferramentas de marketing digital

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar uma metodologia para a elaboração de um plano de marketing digital adequado a uma microempresa prestadora de serviços na área de tecnologia da informação. Para o seu desenvolvimento, foram utilizadas algumas técnicas de pesquisa, como por exemplo: pesquisas bibliográfica, exploratória, quantitativa e qualitativa. Os resultados obtidos mostraram que, para uma microempresa conquistar o seu espaço no cenário corporativo, dominado pelas médias e grandes empresas, torna-se necessário realizar um plano de marketing digital, estabelecendo, com isso, um planejamento executivo por meio de uma matriz SWOT (Strengths – pontos fortes; Weaknesses – pontos fracos; Opportunities –  oportunidades para o seu negócio; Threats – ameaças para o seu negócio) e, sobretudo, identificando o seu público-alvo. Diante disso, foi possível concluir que, a metodologia proposta apresentou-se consistente de acordo com as condições mercadológicas existentes no cenário corporativo atual, considerando, sobretudo, um público-alvo exigente e diferenciado. Além disso, é importante destacar que as ferramentas do marketing digital são essenciais para o acompanhamento das exigências e das necessidades do consumidor, o qual vem buscando novas formas de prestação de serviço na área de tecnologia da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATOM DIGITAL. Importância das redes socais no marketing digital. 2017. Disponível em: https://atomdigital.com.br/tudo-sobre-marketing-digital/importancia-das-redes-sociais-no-marketing-digital/. Acesso em: 21 jun. 2020.

DRUBSCKY, L. Marketing no Instagram: o guia para iniciantes. 2015. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-no-instagram/. Acesso em: 9 ago. 2020.

GABRIEL, M. Marketing na era digital. 1.ed. São Paulo: Novatec, 2010.

KEMPNER, P. A importância do planejamento de marketing para sua empresa. Disponível em: https://www.agencia110.com.br/blog/artigo/a-importancia-do-planejamento-de-marketing-para-sua-empresa. Acesso em: 21 mai. 2020.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. V. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MATHIAS, L. Pesquisa qualitativa e quantitativa: qual é a melhor opção? 2016. Disponível em: https://mindminers.com/blog/pesquisa-qualitativa-quantitativa/. Acesso em: 26 jun. 2020.

MENDES, I. O que é persona. 2020. Disponível em: https://surfedigital.io/blog/o-que-e-persona/. Acesso em: 13 jul. 2020.

PAIVA, F. 71 milhões de brasileiros acessam a internet somente pelo celular. Disponível em: https://www.mobiletime.com.br/noticias/28/08/2019/71-milhoes-de-brasileiros-acessam-a-internet-somente-pelo-celular/. Acesso em: 15 jun. 2020

PEÇANHA, V. O que é marketing digital? Entenda o conceito, como fazer e comece sua estratégia de marketing online. 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/marketing-digital/. Acesso em: 16 jun. 2020.

RESULTADOS DIGITAIS. Introdução à gestão de redes sociais. 2019. Disponível em: https://www.rdstation.com/resources/ebooks/introducao-a-gestao-de-redes-sociais/?external=1. Acesso em: 23 jun. 2020.

RIBEIRO, W. COVID-19: marketing digital em tempos de crise. 2020. Disponível em: https://brsa.com.br/marketing-digital/covid-19-marketing-digital/. Acesso em: 7 mai. 2020.

TEKOA. O que é presença digital e como usá-la a favor da sua empresa. 2019. Disponível em: https://www.tekoa.com.br/app/cache/page_enhanced/www.tekoa.com.br/o-que-e-presenca-digital/_index.html. Acesso em: 27 jul. 2020.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

IRANO VALENTIM, D.; CARLETO, N. ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE MARKETING DIGITAL PARA UMA MICROEMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 168-179, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i2.910. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/910. Acesso em: 18 maio. 2021.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática