O IMPACTO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO EM UMA EMPRESA METALÚRGICA

um estudo de caso utilizando o fluxograma e o diagrama de Pareto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.884

Palavras-chave:

Qualidade, Informação, Pareto, Fluxograma, Dados

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar que dentro das organizações as tomadas de decisões são realizadas a partir de dados incompletos, fictício e mensurar o quanto de informação é gerada com estes dados. Para isso foi realizado um estudo de caso na Soberano Indústria de Máquinas e Equipamentos durante trinta dias nos setores de Planejamento e Controle de Produção e operacional da empresa, para que desta forma fosse possível visualizar se tudo que foi planejado era executado e estas mesmas execuções voltavam para o Planejamento e Controle de Produção através dos apontamentos. A partir da entregue dos apontamentos foi feita a análise e manipulação dos mesmos através do Diagrama de Pareto e exposto o processo e os responsáveis por garantir a geração e manipulação dos dados para transformar em informações utilizadas pela gestão tática/ estratégica da empresa com a utilização do fluxograma. Os resultados obtidos neste trabalho comprovam as teorias estudadas e mencionadas, nas quais a tomada de decisão se baseia em informações incompletas, inconsistentes ou até fictícias, e é possível determinar em que estágio do processo houve a geração incompleta. Chegou-se à conclusão de que a maior parte do problema estava presente no preenchimento dos apontamentos. Para sanar os problemas encontrados foi proposto treinamento dos operadores para auxiliá-los no preenchimento dos apontamentos e expor a eles a importância do apontamento para o futuro da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, L. C. G. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2011.

CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

CLEMEN, R. T. Making hard decisions. 2. ed. Duxbury: Pacific, 1996.

D´ASCENÇÃO, L. C. M. Organização sistemas e métodos: análise, redesenho e informatização de processos administrativos. São Paulo: Atlas, 2001.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

GESTÃO DE INFORMAÇÃO E MEMÓRIA INSTITUCIONAL. Dados, informação e conhecimento. O que são? Disponível em: https://eliana-rezende.com.br/dados-informacao-e-conhecimento-o-que-sao/. Acesso em: 15 ago. 2020.

JURAN, J. M.; GRYNA, F. M. Controle da qualidade: métodos estatísticos clássicos aplicados à qualidade, v. 6, ed. São Paulo: Makron Books, 1993.

MEADOW, C. T.; YUAN, W. Measuring the Impact of Information: Defining the Concepts. Information Processing and Management, Toronto, v. 33, n. 6, p. 697-714, dez. /1997.

NAUMANN, F. ROLKER, C. Assessment methods for information quality criteria. Disponível em: https://www2.informatik.hu-berlin.de/sam/preprint/naumann138.pdf. Acesso em: 13 jun. 2020.

OLIVEIRA, R. P. D. Sistemas, organização e métodos. São Paulo: Atlas, 2013.

PADOVEZE, C. L. Sistemas de informações contábeis: fundamentos e análise. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

PALADINI, E. P. Qualidade total na prática: implantação e avaliação de sistemas de qualidade total. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

STRONG, D. M.; LEE, Y. M.; WANG, R. Y. 10 Potholes in the road to information quality. Computer, Washington, v. 18, n. 162, p. 38-46, ago./1997.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

MATURO, G. R.; CARLETO, N. O IMPACTO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO EM UMA EMPRESA METALÚRGICA: um estudo de caso utilizando o fluxograma e o diagrama de Pareto. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 656-668, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i2.884. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/884. Acesso em: 16 abr. 2021.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial