A GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES (CRM) COMO UM IMPORTANTE RECURSO PARA O CRESCIMENTO EMPRESARIAL

Autores

  • Thais Miria Santos Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (Fatec) – Bebedouro – São Paulo – Brasil
  • Gustavo Henrique Del Vechio Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (Fatec) – Bebedouro – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.780

Palavras-chave:

Gestão de Relacionamento com o cliente (CRM), Marketing, Relacionamento, Crescimento empresarial

Resumo

Houve um tempo em que as estratégias de marketing empresariais concentravam seu foco exclusivamente nos produtos e em como vendê-los. No entanto, ao longo do tempo, percebeu-se que o foco do marketing deveria ser deslocado dos produtos aos clientes e em como manter um bom relacionamento com eles. Posto dessa forma, este estudo procura analisar a importância da gestão de relacionamento com os clientes (CRM), tendo em vista que este é um conceito muito importante para as empresas manterem um vínculo mais duradouro com seus públicos de interesse. É o caso de uma grande cooperativa agrícola do interior de São Paulo, mencionada como estudo de caso neste trabalho, que tem crescido cada vez mais com a ajuda de ferramentas e recursos CRM. O que se verifica, por este estudo, é que quanto mais as empresas ouvirem, compreenderem e colocarem os clientes no centro de suas estratégias, mais chances tem de crescer e ganhar posição de destaque no mercado.

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Publicado

04/08/2020

Como Citar

SANTOS, T. M.; DEL VECHIO, G. H. A GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES (CRM) COMO UM IMPORTANTE RECURSO PARA O CRESCIMENTO EMPRESARIAL. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 819–828, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.780. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/780. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Comunicação

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