EFEITOS DA AFLATOXINA NA COMERCIALIZAÇÃO DO AMENDOIM

Autores

  • Ana Caroline Saita Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Marcos Alberto Claudio Pandolfi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

Amendoim, Aflatoxina, Comercialização

Resumo

O amendoim é uma oleaginosa estimada mundialmente, é um produto agrícola abundante em seus aspectos nutricionais. Essa cultura é utilizada para fazer rotação com a cana-de-açúcar, em especial no Estado de São Paulo, que tem destaque em duas regiões específicas, Alta Mogiana e Alta Paulista, com surpreendente importância econômica. O objetivo deste trabalho foi demonstrar as consequências que a Aflatoxina causa na comercialização do amendoim. As micotoxinas são contaminantes naturais encontradas em vários grãos, principalmente no amendoim, o que interfere direto na qualidade e na sua comercialização. O amendoim contaminado por Aflatoxina causa grave problemas a saúde humana e animal. Foi realizado um estudo exploratório para tais efeitos, assim como métodos realizados para identificação e prevenção dessas toxinas. Constatou-se que ainda é um desafio a contaminação no amendoim ser evitada, logo, às boas práticas agrícolas e de fabricação são as melhores medidas para que a contaminação não ocorra com facilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

YAMAUCHI, Fernanda. A gestão de pessoas no setor do Agronegócio: Um estudo sobre produtores de amendoim na região da Alta Paulista, Dissertação de Mestrado. Tupã, São Paulo, Unesp, 2017.

SILVA, Conceição Batista da; MARTINS, John Dalton de Castro. Aflatoxina em Amendoim. Engenho: revista do Centro Universitário Padre de Anchieta, Jundiaí, v. 09, Julho 2014.

LARIOS, Lorrane Monique Oliveira; GORAYEB, Teresa Cristina Castilho. Avaliação da Comercialização e Certificação do amendoim (Arachis Hypogaea L.) e Dervivados do município de São José do Rio Preto – SP. Jales, 2016.

ANAIS DA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE CIÊNCIA AGRONÔMICA, 2010, Vitória de Santo Antão. Micotoxinas em Alimentos. Universidade Federal de Pernambuco, 2010.

Downloads

Publicado

30/06/2019

Como Citar

SAITA, A. C.; PANDOLFI, M. A. C. EFEITOS DA AFLATOXINA NA COMERCIALIZAÇÃO DO AMENDOIM. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 449–459, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/584. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Agronegócio

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>