EFEITOS DA AFLATOXINA NA COMERCIALIZAÇÃO DO AMENDOIM
Palavras-chave:
Amendoim, Aflatoxina, ComercializaçãoResumo
O amendoim é uma oleaginosa estimada mundialmente, é um produto agrícola abundante em seus aspectos nutricionais. Essa cultura é utilizada para fazer rotação com a cana-de-açúcar, em especial no Estado de São Paulo, que tem destaque em duas regiões específicas, Alta Mogiana e Alta Paulista, com surpreendente importância econômica. O objetivo deste trabalho foi demonstrar as consequências que a Aflatoxina causa na comercialização do amendoim. As micotoxinas são contaminantes naturais encontradas em vários grãos, principalmente no amendoim, o que interfere direto na qualidade e na sua comercialização. O amendoim contaminado por Aflatoxina causa grave problemas a saúde humana e animal. Foi realizado um estudo exploratório para tais efeitos, assim como métodos realizados para identificação e prevenção dessas toxinas. Constatou-se que ainda é um desafio a contaminação no amendoim ser evitada, logo, às boas práticas agrícolas e de fabricação são as melhores medidas para que a contaminação não ocorra com facilidade.
Downloads
Métricas
Referências
SILVA, Conceição Batista da; MARTINS, John Dalton de Castro. Aflatoxina em Amendoim. Engenho: revista do Centro Universitário Padre de Anchieta, Jundiaí, v. 09, Julho 2014.
LARIOS, Lorrane Monique Oliveira; GORAYEB, Teresa Cristina Castilho. Avaliação da Comercialização e Certificação do amendoim (Arachis Hypogaea L.) e Dervivados do município de São José do Rio Preto – SP. Jales, 2016.
ANAIS DA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE CIÊNCIA AGRONÔMICA, 2010, Vitória de Santo Antão. Micotoxinas em Alimentos. Universidade Federal de Pernambuco, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Métricas
- Resumo 1310
- PDF 1644