UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE ETILENO ACETATO DE VINILA (E.V.A.) PROVENIENTES DE UMA INDÚSTRIA DE BRINQUEDO PARA INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E REDUÇÃO DE CUSTO DO PRODUTO

um estudo de caso da empresa Alpha

  • Luis Fernando Terazzi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Andre Luiz Oliveira Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Nivaldo Carleto Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
Palavras-chave: Valor, Reutilizar, Reduzir

Resumo

Na indústria em estudo o uso de E.V.A é frequente, fazendo parte de seus principais produtos, consequentemente gerando grande quantidade de resíduos pós-produção. Este artigo tem como objetivo destacar a utilização de resíduos de Etileno Acetato de Vinila (E.V.A) originários da industrialização de brinquedo. O método de pesquisa adotado foi o de revisão bibliográfica e pesquisa exploratória, seguido de um estudo de caso. No estudo em questão os resíduos provenientes da produção são triturados e utilizados em substituição da espuma do assento de banquetas escolares com o propósito de inovação, sustentabilidade e redução de custo do produto. A inovação de produtos e a redução de custos se tornam fatores incontestáveis e cruciais para o sucesso das empresas, em paralelo a esses fatores emerge a sustentabilidade, pois resíduos que iriam para o meio ambiente ou para disposição são aproveitados na própria empresa reutilizando-os no processo produtivo do produto e assim fechando o ciclo de vida da matéria prima em estudo.

Publicado
30/06/2018
Como Citar
TERAZZI, L. F.; OLIVEIRA, A. L.; CARLETO, N. UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE ETILENO ACETATO DE VINILA (E.V.A.) PROVENIENTES DE UMA INDÚSTRIA DE BRINQUEDO PARA INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E REDUÇÃO DE CUSTO DO PRODUTO. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 1, p. 460-473, 30 jun. 2018.
Seção
Pós-Graduação em Gestão da Produção Industrial