O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EVOLUÇÃO DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS

  • Mariane Pedrozo de Oliveira Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – São Paulo – Brasil
  • Guilherme Augusto Malagolli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – São Paulo – Brasil
Palavras-chave: Bancos, Inovação, Modernização, Clientes

Resumo

Os bancos desempenham um papel fundamental no funcionamento do sistema econômico. Assim, seria natural imaginar os bancos como fonte de serviços inovadores para seus clientes e, assim, potencializando o desenvolvimento econômico. Porém, o que se percebe é que os serviços oferecidos pelos bancos sofreram relativamente poucas alterações ao longo da história. A inovação está, de fato, na forma pela qual este serviço é prestado. A inovação tecnológica permitiu que o cliente desfrute, em sua essência, dos mesmos serviços que são oferecidos desde os primórdios do setor bancário, porém, de forma cada vez mais rápida, prática e segura. Este artigo tem por objetivo avaliar a Tecnologia da Informação no setor bancário: como a tecnologia foi incluída nas instituições financeiras no decorrer dos anos e como contribui para a modernização nas formas de atendimento e usos de produtos e serviços para proporcionar aos seus clientes mais segurança e facilidade. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e analítica. Como metodologia de pesquisa foi utilizado um questionário semiestruturado para investigar gerentes de agências bancárias, além de pesquisa bibliográfica e dados da FEBRABAN. A conclusão do trabalho aborda os aspectos positivos e negativos do impacto da Tecnologia da Informação na evolução dos serviços bancários.

Publicado
22/12/2016
Como Citar
DE OLIVEIRA, M.; MALAGOLLI, G. O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EVOLUÇÃO DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS. Revista Interface Tecnológica, v. 13, n. 1, p. 39-52, 22 dez. 2016.
Seção
Tecnologia em Informática