UMA ANÁLISE DA CONTRATAÇÃO DOS PROFISSIONAIS UX PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS

modismo ou tendência?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1159

Palavras-chave:

UX, Design da Experiência do Usuário, Experiência do Usuário, Designer da Experiência do Usuário

Resumo

A experiência do usuário (UX) é um termo utilizado há duas décadas e é definida como a experiência que o produto cria para as pessoas que o usam. O objetivo deste estudo é realizar um mapeamento sobre os anúncios de vagas com o tema UX no mercado brasileiro, analisando se as empresas utilizam o termo com a sua definição legítima ou se aproveitam de um modismo acerca do tema. Para tanto, foi realizado um levantamento sistemático por amostragem das vagas de emprego oferecidas para profissionais UX disponíveis nos dois principais canais de ofertas de emprego do país utilizando as palavras-chave “UX Designer” e “Programador UX”. O período analisado foi entre 15 de fevereiro e 26 de março de 2021 e, destas, 30% das ofertas mais recentes, foram selecionadas. Um total de 135 anúncios do portal A e 86 anúncios do portal B foram analisados em relação ao nível de experiência solicitado, ao termo que as empresas utilizam ao se referir ao profissional UX, qual a área de formação exigida, entre outros. Foram respondidas algumas perguntas como: qual o termo que as empresas utilizam para se referir ao profissional UX e qual a área de formação que as empresas exigem deste profissional? Com os resultados foi possível responder essas questões e ainda identificar outros fatores interessantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, J. A Definição da Experiência do Usuário (UX). 2017. Disponível em: <https://share.atelie.software/a-defini%C3%A7%C3%A3o-da-experi%C3%AAncia-do-usu%C3%A1rio-ux-9e35885fbdf3>. Acesso em: 29 mar. 2021.

BULEY, L. The User Experience Team Of One A Research and Design Survival Guide. Nova Iorque. Rosenfeld, 2013.

GARRETT, J. J. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. 2ª Edição. New Riders, 2010.

LESLIE, C. Panorama UX. 2021. Disponível em: < https://panoramaux.com.br > Acesso em: 08 abr. 2021.

MARSH, J. UX For Beginners A Crash Course in 100 Short Lessons. Sebastopol. O’Reilly, 2016.

NORMAN, D. A., NIELSEN J. The Definition of User Experience (UX). 2016. Disponível em:<https://www.nngroup.com/articles/definition-user-experience>. Acesso em: 29 mar. 2021.

NORMAN, D. A. Don Norman: The Term “UX”. Nielsen Norman Group. 2016. Disponível em: <https://www.nngroup.com/videos/don-norman-term-ux>. Acesso em: 29 mar. de 2021.

PEREIRA, R. User Experience Design: Como criar produtos digitais com foco nas pessoas. Casa do Código, 2018.

SAFFER, D. Designing for interaction. 2ª Edição. New Riders, 2010.

TEIXEIRA, F. Introdução e Boas Práticas em UX Design. 1ª Edição. São Paulo. Casa do Código, 2014.

TRAVIS, D., HODGSON P. THINK LIKE A UX RESEARCHER: How to Observe Users, Influence Design, and Shape Business Strategy. Boca Raton: CRC Press, 2019.

UNGER, R., CHANDLER, C. UX Design For User Experience Designers In The Field Or In The Making. 2ª Edição. Berkeley. New Riders, 2012.

Downloads

Publicado

30/07/2021

Como Citar

FESSORE, R.; GIBERTONI, D. UMA ANÁLISE DA CONTRATAÇÃO DOS PROFISSIONAIS UX PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS: modismo ou tendência?. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 141-152, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i1.1159. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/1159. Acesso em: 29 nov. 2021.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática