UMA ANÁLISE DA CONTRATAÇÃO DOS PROFISSIONAIS UX PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS
modismo ou tendência?
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1159Palavras-chave:
UX, Design da Experiência do Usuário, Experiência do Usuário, Designer da Experiência do UsuárioResumo
A experiência do usuário (UX) é um termo utilizado há duas décadas e é definida como a experiência que o produto cria para as pessoas que o usam. O objetivo deste estudo é realizar um mapeamento sobre os anúncios de vagas com o tema UX no mercado brasileiro, analisando se as empresas utilizam o termo com a sua definição legítima ou se aproveitam de um modismo acerca do tema. Para tanto, foi realizado um levantamento sistemático por amostragem das vagas de emprego oferecidas para profissionais UX disponíveis nos dois principais canais de ofertas de emprego do país utilizando as palavras-chave “UX Designer” e “Programador UX”. O período analisado foi entre 15 de fevereiro e 26 de março de 2021 e, destas, 30% das ofertas mais recentes, foram selecionadas. Um total de 135 anúncios do portal A e 86 anúncios do portal B foram analisados em relação ao nível de experiência solicitado, ao termo que as empresas utilizam ao se referir ao profissional UX, qual a área de formação exigida, entre outros. Foram respondidas algumas perguntas como: qual o termo que as empresas utilizam para se referir ao profissional UX e qual a área de formação que as empresas exigem deste profissional? Com os resultados foi possível responder essas questões e ainda identificar outros fatores interessantes.
Downloads
Métricas
Referências
ALBUQUERQUE, J. A Definição da Experiência do Usuário (UX). 2017. Disponível em: <https://share.atelie.software/a-defini%C3%A7%C3%A3o-da-experi%C3%AAncia-do-usu%C3%A1rio-ux-9e35885fbdf3>. Acesso em: 29 mar. 2021.
BULEY, L. The User Experience Team Of One A Research and Design Survival Guide. Nova Iorque. Rosenfeld, 2013.
GARRETT, J. J. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. 2ª Edição. New Riders, 2010.
LESLIE, C. Panorama UX. 2021. Disponível em: < https://panoramaux.com.br > Acesso em: 08 abr. 2021.
MARSH, J. UX For Beginners A Crash Course in 100 Short Lessons. Sebastopol. O’Reilly, 2016.
NORMAN, D. A., NIELSEN J. The Definition of User Experience (UX). 2016. Disponível em:<https://www.nngroup.com/articles/definition-user-experience>. Acesso em: 29 mar. 2021.
NORMAN, D. A. Don Norman: The Term “UX”. Nielsen Norman Group. 2016. Disponível em: <https://www.nngroup.com/videos/don-norman-term-ux>. Acesso em: 29 mar. de 2021.
PEREIRA, R. User Experience Design: Como criar produtos digitais com foco nas pessoas. Casa do Código, 2018.
SAFFER, D. Designing for interaction. 2ª Edição. New Riders, 2010.
TEIXEIRA, F. Introdução e Boas Práticas em UX Design. 1ª Edição. São Paulo. Casa do Código, 2014.
TRAVIS, D., HODGSON P. THINK LIKE A UX RESEARCHER: How to Observe Users, Influence Design, and Shape Business Strategy. Boca Raton: CRC Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.1201/9780429430787
UNGER, R., CHANDLER, C. UX Design For User Experience Designers In The Field Or In The Making. 2ª Edição. Berkeley. New Riders, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 592
- PDF 452