APLICAÇÃO DO MÉTODO EVOLUCIONÁRIO COMO RESPOSTA PARA QUESTÕES DE OTIMIZAÇÃO EM ROTEIRIZAÇÃO ENTRE ESTABELECIMENTOS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MUNICÍPIO DE BARRETOS (SP)

Autores

  • Leandro Cesar Santos Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) – SP – Brasil
  • Oswaldo Lázaro Mendes Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.387

Palavras-chave:

Roteirização, Método Simplex, Método Evolucionário

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a utilização do Método Evolucionário como uma possibilidade de solução em problemas de otimização para a concepção de estratégias e decisões logísticas em roteirização entre estabelecimentos do setor de construção civil para o município de Barretos, no estado de São Paulo. Para realização deste trabalho utilizou-se de pesquisa bibliográfica em livros e em artigos da internet e a resolução do problema proposto se deu por meio da planilha eletrônica Microsoft Excel e da sua ferramenta o Solver utilizando o método Evolucionário. Para tal finalidade, é necessário a definição e conceituação de tal método, assim como uma exemplificação prática de seu funcionamento. As explicações sobre como atua a logística começam a ceder espaço para o aprendizado de técnicas mais avançadas com o avanço do emprego da matemática. Dessa forma, ressalta-se que o uso desse método contribui para o alcance de respostas não previstas pelo responsável, o que permite viabilizar a otimização de resultados, e consequentemente, propiciar a melhor estratégia logística a ser adotada em questão. O trabalho conclui ainda que o método utilizado consegue atingir o objetivo de revelar qual a melhor rota entre os pontos e como consequência diminuir custos e fornecer informação para tomada de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

GOLDBARG, Marco César. Otimização combinatória e programação linear: modelos e algoritmos. Rios de Janeiro: Campus, 2000.

LISBOA, Fabrício da Silveira. GRASP para o problema de roteamento de veículos com multi-comportamentos e restrição de janela de tempo. 2007. 97f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes – RJ, 2007. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp034109. .pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.

MURTY, Katta G. Linear programing. Stanford: John Wiley& Sons, 1983.

SILVA, Anderson Freitas e OLIVEIRA, Antônio Costa de. Algoritmos genéticos: alguns experimentos com os operadores de cruzamento (“Crossover”) para o problema do caixeiro viajante assimétrico. XXVI ENEGEP – Fortaleza – CE, 2006. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_tr460314_7093.pdf>. Acesso em 12 de maio de 2018.

Downloads

Publicado

30/12/2018

Como Citar

SANTOS, L. C.; MENDES, O. L. APLICAÇÃO DO MÉTODO EVOLUCIONÁRIO COMO RESPOSTA PARA QUESTÕES DE OTIMIZAÇÃO EM ROTEIRIZAÇÃO ENTRE ESTABELECIMENTOS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MUNICÍPIO DE BARRETOS (SP). Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 17–27, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i2.387. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/387. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>