NAGIOS – MONITORANDO A SAÚDE DE SERVIÇOS, SISTEMAS E DISPOSITIVOS DE REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1112

Palavras-chave:

nagios, ferramenta, monitoramento, serviços, saúde

Resumo

Monitorar serviços e dispositivos de rede é altamente significativo e importante em uma organização, é ele que vai informar onde e porque um serviço não realiza sua função de forma mais adequada e eficaz. O presente estudo tem por objetivo implementar a ferramenta Nagios para fornecer um melhor controle e monitorar a saúde dos serviços, assim como analisar seu desempenho. Tem como metodologia o levantamento de dados a partir de artigos científicos, livros e revistas. Como resultados esperados e dando importância à opinião de um especialista que faz uso da ferramenta, esperamos que o Nagios tenha um desempenho considerável com seu monitoramento e realmente seja qualificado para ser implementado em empresas de grande, médio ou pequeno porte. O Nagios é uma ferramenta flexível e que tornou-se um grande aliado dos administradores, pois sendo o monitoramento de redes cada vez mais importante, o mesmo acabou tomando um lugar significativo no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, R. S. Ambiente de TI monitorado com Nagios. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Computação) - Centro Universitário de Araraquara - UNIARA. Araraquara - SP. 2011.

ANDRADE, H. A. Nagios como solução de monitoramento de rede. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração de Redes Linux) - Universidade Federal de Lavras. Lavras - MG. 2006.

CARVALHO, M. B. Adaptação da Ferramenta Nagios para o Monitoramento de Servidores Virtuais. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação). Porto Alegre - RS. 2010.

CENTOS. O Projeto CentOS. Disponível em: https://www.centos.org/. Acesso em: 09 de Setembro de 2020.

LUCCHIARI, F. O que é Nagios. 2016. Disponível em: https://tecnologicasduvidas.blogspot.com/2016/12/o-que-e-nagios.html. Acesso em 04 de Junho de 2020.

KAIANE, D. Nagios – um software prático. Disponível em: http://nagiosumsoftwarepratico.blogspot.com/2011/10/. Acesso em 09 de Setembro de 2020.

KOCH, M. Uma Proposta de Solução de Gerenciamento de Contabilização utilizando Nagios e Cacti. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia, Gerência, e Segurança de Redes de Computadores). Porto Alegre - RS. 2008.

NAGIOS. Nagios Official Website. Disponível em: https://www.nagios.org/. Acesso em 04 de Junho de 2020.

NAGIOS – Serviço de monitoramento de rede. Taquaritinga. 2017.

Downloads

Publicado

30/07/2021

Como Citar

FORNAROLI, G. K.; ALVES, R. dos S. NAGIOS – MONITORANDO A SAÚDE DE SERVIÇOS, SISTEMAS E DISPOSITIVOS DE REDE. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 68–79, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i1.1112. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1112. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas