INTRODUÇÃO DO PILAR DE MANUTENÇÃO AUTÔNOMA E SUA IMPLANTAÇÃO EM UMA CENTRÍFUGA DE SUCO DE LARANJA

Autores

  • Mariana Brevigliero Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) - Taquaritinga - São Paulo - Brasil
  • Carlos Roberto Regattieri Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) - Taquaritinga - São Paulo - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.793

Palavras-chave:

Manutenção Autonoma, TMP, Produtividade

Resumo

Este artigo tem o objetivo de descrever e apresentar o pilar de Manutenção Autônoma, pertencente a metodologia de Manutenção Produtiva Total (TPM), e verificar os efeitos de sua implementação em uma empresa do ramo da citricultura de pequeno porte. Nas seguintes sessões deste artigo iremos apresentar no que consiste o conceito de Manutenção Autônoma de forma detalhada, resumidamente MA traz a ideia de que o operador deve ter autonomia para cuidar da máquina que manuseia, e entre diversos benefícios, o principal é a diminuição de falhas ao longo do processo, aumentando a produtividade da empresa. Citaremos também vários fatores internos que podem melhorar o desempenho desse método dentro da empresa, como por exemplo, o aumento do diálogo entre departamentos de produção e manutenção; e apresentaremos alguns benefícios percebidos dentro da empresa após a implantação da MA, que foram perceptíveis em diversos níveis, desde subordinados até superiores, tendo consciência de que o elo principal da MA é o operador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRANSKI, R. M.; AURELLANO, R. C. F.; LIMA JUNIOR, O. F. Metodologia de estudo de caso aplicada à logística. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES (XXIII ANPET), 24., 2010, Salvador. Anais... Salvador, 2010.

GIL, A.C.; Métodos e técnicas de pesquisa social: 2. São Paulo: Atlas S.A, 1989.

JOAQUIM, Ana Laura Vendramel. Estudo De Caso Sobre A Implementação Do Pilar De Manutenção Autônoma Da Metodologia Wordl Class Manufacturing (WCM) Em Uma Multinacional Do Setor De Bens De Consumo. 2017. 78 f. Monografia (Especialização) - Curso de Engenharia de Produção Mecânica, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Cap. 2.

MARQUES, Jorge Ferreira. Aplicação da Metodologia TRIZ e da Manutenção Autónoma em Atividades de Manutenção Industrial. 2014. 95 - Curso de Licenciatura em Ciências de Engenharia e Gestão Industrial, Universidade de Nova Lisboa, Nova Lisboa, 2014. Cap. 4.

NAKAJIMA, S. Introducción al TPM: Mantenimiento Productivo Total. Madrid: Tecnologias de Gerencia y Producción. 1991.

RIBEIRO, Haroldo. Manutenção autônoma: O resgate do chão-de-fábrica – Um roteiro para uma implantação bem sucedida. ABRAMAN, 1998. 149 f.

RODRIGUES, Antonio Roberto Sbecker. Manutenção Industrial, Principios Da Manutenção Produtiva Total – Tpm, Com Foco Na Manutenção Autonoma. 2017. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro UniversitÁrio Unifacvest, Lages, 2017.

SALERMO, Lia Soares. Aplicação De Ferramentas Da Mentalidade Enxuta E Da Manutenção Autônoma Aos Serviços De Manutenção Dos Sistemas Prediais De Água: Estudo de caso no hospital das clínicas da unicamp. 2005. 183 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
SANTOS, Marcelo Rodrigues dos. Globalização e revolução industrial. 2015. Disponível em: https://www.insper.edu.br/conhecimento/conjuntura-economica/globalizacao-e-revolucao-industrial/. Acesso em: 23 mar 2020
SILVEIRA, Cristiano Bertulucci. O que é TPM e Porque esta Ferramenta é Tão Popular na Indústria. 2018. Disponível em: https://www.citisystems.com.br/o-que-e-tpm. Acesso em: 20 mar. 2020
VOSS, C: TSIKRIK, H; FROHLICICH,M. Case researche in operations management. International Journal Of Operations Production Management, v. 22, n. 2, 2002, p. 195-219.
XENOS, H. G. Gerenciando a Manutenção Preventiva: o caminho para eliminar falhas nos equipamentos e aumentar a produtividade. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1998.
WYREBSKI, Jerzy. Manutenção Produtiva Total - Um Modelo Adaptado. 1997. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.

Downloads

Publicado

04/08/2020

Como Citar

BREVIGLIERO, M.; REGATTIERI, C. R. INTRODUÇÃO DO PILAR DE MANUTENÇÃO AUTÔNOMA E SUA IMPLANTAÇÃO EM UMA CENTRÍFUGA DE SUCO DE LARANJA. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 686–698, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.793. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/793. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>