OTIMIZAÇÃO DE ROTAS NA CIDADE DE JABOTICABAL UTILIZANDO O MÉTODO EVOLUTIONARY

Autores

  • Caroline Marciano Costa Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) –SP –Brasil
  • Alaf Rogerio Dalmazo Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) –SP –Brasil
  • Tiago Rangel Lima da Silva Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) –SP –Brasil
  • Oswaldo Lázaro Mendes Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) –SP –Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v16i2.678

Palavras-chave:

Logística, Pesquisa Operacional, Roterização

Resumo

O presente artigo foi elaborado tendo como base um estudo para a otimização de rotas entre 19 estabelecimentos e duas entradas na cidade de Jaboticabal, no interior de São Paulo. Sua finalidade foi estudar as rotas e seus possíveis caminhos propondo uma melhoria para a mesma, identificando o melhor caminho. Para realização deste trabalho utilizou-se de pesquisa bibliográfica em livros e em artigos da internet e a resolução do problema proposto se deu por meio da planilha eletrônica Excel da Microsoft e da sua ferramenta Solver utilizando o método Evolucionário. Com a análise dos resultados foi possível observar qual o melhor caminho a ser escolhido. Como as empresas nos dias atuais necessitam de rapidez na distribuição logística, conclui-se que é fundamental a utilização de ferramentas computacionais como o Solver do Excel para a otimização das informações e auxílio na tomada de decisão, gerando assim menores custos para as empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5ª ed. Porto Alegre/SC: Bookman, 2006.
CAIXETA-FILHO, J. V. Pesquisa operacional: técnicas de otimização aplicadas a sistemas agroindustriais. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 2015.
CLRB – CONSELHO DE LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL. Logística Reversa. Disponível em: < http://www.clrb.com.br/site/clrb.asp>. Acesso em: 18 set. 2018.
COLIN, E. C. Pesquisa operacional: 170 aplicações em estratégia, finanças, logística, produção, marketing e vendas. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 2017.
DETONI, M.M.M.L. A Evolução da Industria de Prestação de Serviços Logísticos no Brasil: Uma Análise de Mercado, 2003,191f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
HILLIER, F. S; HILLIER, M. S. Introdução a Ciência da Gestão. Modelagem e estudos de Casos com planilhas eletrônicas. 4ª Edição. São Paulo: AtlasMac Graw Hill, Bookman 2014.
ILOS. INSTITUTO DE LOGISTICA E SUPPLY CHAIN. Disponível em <http://www.ilos.com.br/web/analise-de-mercado/relatorios-de-pesquisa/custos-logisticos-no-brasil/>.Acesso, em 15 abril de 2019.
LACHTERMACHER, G. Pesquisa operacional na tomada de decisões. 4ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
LIMA, M.P. Custos logísticos na economia brasileira. Revista Tecnologística, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 64-69, janeiro/2006.
LIMA, M. P. Custos Logísticos na Economia Brasileira. Disponível em: <http://files.puralogistica.webnode.com/200000007-b2c22b3bc3/custos-logisticos-no-brasil.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2018.
MOREIRA, D. A. Pesquisa operacional: curso introdutório. 2ª Edição. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. 3. ed. rev. atual. e ampl. Rio de Janeiro (RJ): Elsevier, 2007. 400p.
ROSA, A. Gestão do Transporte na Logística de Distribuição Física: uma análise da minimização do custo operacional. 2007. 90f. Dissertação (Mestrado em Gestão em Desenvolvimento Regional do Departamento de Economia, Contabilidade e Administração) - Universidade de Taubaté, Taubaté, 2007.

Downloads

Publicado

21/12/2019

Como Citar

COSTA, C. M.; DALMAZO, A. R.; SILVA, T. R. L. da; MENDES, O. L. OTIMIZAÇÃO DE ROTAS NA CIDADE DE JABOTICABAL UTILIZANDO O MÉTODO EVOLUTIONARY. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 124–132, 2019. DOI: 10.31510/infa.v16i2.678. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/678. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>